Pleno News

Direitos previdenciários das crianças: Pensão por morte, BPC Loas e auxílio-reclusão

today11 de outubro de 2023 5

Fundo
share close

As crianças também têm seus direitos resguardados pelo Instituto Nacional do Seguro Social

Elisângela Coelho – 11/10/2023 10h47

As crianças também têm seus direitos resguardados pelo INSS Foto: Pixabay

As crianças também têm seus direitos resguardados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Neste artigo, abordaremos três importantes benefícios que podem ser concedidos às crianças em situações específicas. São eles: a pensão por morte, o BPC LOAS (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social) e o auxílio-reclusão.

Pensão por morte


Quando um dos pais falece, as crianças têm direito à pensão por morte. Esse benefício proporciona um amparo financeiro essencial para seu sustento e educação até os 21 anos de idade.

Uma informação relevante é que a criança pode ter direito à pensão dos avós quando estes detiverem a guarda da criança. Isso amplia as possibilidades de garantir o apoio necessário para seu desenvolvimento, tendo em vista que nesse caso os avós exerciam a função de “pais”.



BPC Loas (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social)


O BPC Loas é destinado a crianças que possuam uma doença ou deficiência que cause impedimento de longo prazo em suas atividades cotidianas, sempre digo para vocês que não é o CID que vai definir esse direito, mas sim as limitações causadas pela doença ou deficiência.

Esse benefício assegura um suporte financeiro fundamental para o bem-estar. É importante ressaltar que o BPC Loas não exige contribuição prévia ao INSS e está voltado para famílias em situação de vulnerabilidade econômica.

Auxílio-reclusão


Quando um dos responsáveis pela criança está preso, ela pode ter direito ao auxílio-reclusão. Esse benefício tem o propósito de garantir seu sustento enquanto o provedor está detido, minimizando os impactos financeiros da ausência do responsável. É uma medida essencial para garantir o bem-estar da criança durante esse período difícil.

Em resumo, o INSS dispõe de importantes benefícios para assegurar os direitos previdenciários das crianças em diversas situações. A pensão por morte proporciona apoio financeiro após o falecimento de um dos pais, o BPC Loas atende crianças com doenças ou deficiências de longo prazo, e o auxílio-reclusão garante sustento quando um dos responsáveis está preso. Conhecer esses direitos é fundamental para proporcionar o cuidado e a qualidade de vida adequados às crianças em momentos de necessidade.

Dra. Elisângela Coelho foi trabalhadora rural, doméstica, vendedora e hoje atua como advogada especialista em direito previdenciário.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Siga-nos nas nossas redes!

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Pleno News.

Por: Elisangela Coelho

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

“educacao-financeira-e-o-caminho-para-a-prosperidade”,-diz-o-ceo-da-np-company

G1 Santos

“Educação financeira é o caminho para a prosperidade”, diz o CEO da NP Company

Em uma entrevista exclusiva para o G1 Santos, o CEO Pouza compartilhou insights sobre a evolução da companhia, que já ajudou milhares de pessoas a encontrar o equilíbrio nas finanças. O tema é complexo para a maioria dos brasileiros, tanto pela falta de conhecimento quanto pela dificuldade em igualar receita e despesa todos os meses. Foi a partir de uma observação muito particular, em sua própria casa, que Pouza teve […]

today11 de outubro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%