G1 Mundo

No Reino Unido, Lula diz que rei Charles III pediu preservação da Amazônia em conversa

today8 de maio de 2023 20

Fundo
share close

“A primeira coisa que o rei [Charles III] disse pra mim foi para eu cuidar da Amazônia. E eu falei: ‘Eu preciso de ajuda, não é só a nossa vontade. É preciso ajuda e muitos recursos'”, declarou Lula.

Lula chega a Londres para a coroação do rei Charles III; Reino Unido faz os últimos preparativos



Lula chega a Londres para a coroação do rei Charles III; Reino Unido faz os últimos preparativos

O presidente cobrou colaboração financeira efetiva para a preservação da floresta, e disse que vai à COP28, nos Emirados Árabes, para cobrar os repasses anuais de R$ 100 bilhões previstos no Acordo de Paris.

“Desde a COP 15, que eu participei quando era presidente em 2009, que os países ricos prometem dinheiro, prometem fundo. Mas a verdade é que esse fundo de US$ 100 bilhões nunca aparece”, disse.

Segundo Lula, países mais ricos e que “já destruíram suas próprias florestas”, têm um “débito” e precisam ajudar na preservação do meio ambiente.

“[Os países ricos] precisam compreender que eles têm um débito na emissão de gás carbônico. E portanto, eles têm que adiantar um recurso, pagando essa dívida, para que a gente possa preservar a nossa floresta”, disse.

O presidente afirmou que, em agosto, vai se encontrar com líderes de países que têm parte na floresta amazônica, para que possam pensar juntos em formas de preservar a região. Lula disse que vai convidar o presidente francês, Emmanuel Macron, a participar do debate, por conta da Guiana Francesa.

“É preciso que a gente tome uma decisão comum. Porque não adianta o Brasil preservar só a nossa, que nós vamos preservar. Nós vamos cumprir a promessa que nós fizemos de acabar com o desmatamento até 2030. Isso é quase que uma questão de honra”, afirmou.

Primeira-dama Janja postou foto ao lado de Lula, exibindo looks usados na cerimônia de coroação — Foto: Reprodução/Instagram

Lula viajou ao Reino Unido para a cerimônia de coroação do Rei Charles III, realizada em Londres neste sábado. O presidente embarca de volta ao Brasil ainda nesta tarde e deve pousar em Brasília na madrugada de domingo (7).

Durante a cerimônia de coroação, na manhã deste sábado (6), Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, que usava um vestido vermelho.

Na sexta, Lula e Janja participaram de um jantar no Palácio de Buckingham, onde foram cumprimentados pelo rei Charles III.

O rei Charles III cumprimentou o presidente Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, em jantar no Palácio de Buckingham — Foto: Reprodução

Também na rede social, Lula disse que conversou com Charles e com líderes de outros países.

“Encerrando o dia na Inglaterra. Agora a noite participei da recepção na véspera da coroação, onde conversei com o Rei Carlos III e chefes de estado da Alemanha, Israel, Irlanda, Coreia do Sul e outros países. Amanhã, ainda em Londres, participo das celebrações da #coronation”, escreveu o presidente.

Rei Charles III: da coroação ao aceno na sacada do palácio

Rei Charles III: da coroação ao aceno na sacada do palácio

A cerimônia de coroação do rei Charles III começou por volta das 11h no horário local (7h, no horário de Brasília) e durou cerca de quatro horas. A celebração principal ocorreu na Abadia de Westminster, quando o rei recebeu a coroa de St. Edward e fez um juramento.

Casada com Charles, a rainha Camilla também foi coroada no evento. Em seguida, rei e rainha seguiram em desfile até o Palácio de Buckingham.

Ao fim da Procissão de Coroação, fizeram uma aparição na varanda da residência oficial. Em seguida, a Força Aérea Real fez uma apresentação nos céus de Londres.

Aos 74 anos, Charles assume a função em um momento delicado, com a economia britânica pressionada pela inflação e com a família real envolvida em uma série de polêmicas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

coroacao-de-charles-3o:-por-que-principe-harry-nao-estava-na-sacada-do-palacio-de-buckingham?

G1 Mundo

Coroação de Charles 3º: por que príncipe Harry não estava na sacada do palácio de Buckingham?

O momento encerra os ritos de coroação da realeza britânica e se tornou um dos mais icônicos e aguardados pelo público. Desde a coroação de Edward 7º, em 1902, é tradição que o novo monarca faça uma saudação ao público da sacada de Buckingham, acompanhado de membros da família real. O rei Charles III e a rainha Camilla na sacada do Palácio de Buckingham após a cerimônia de coroação em […]

today8 de maio de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%