G1 Mundo

Novo advogado de Daniel Alves, que defendeu Messi, deve apresentar recurso hoje à prisão do jogador

today24 de janeiro de 2023 31

Fundo
share close

Cristóbal Martell, um dos advogados mais conhecidos na Espanha, também defendeu o ex-presidente da região espanhola da Catalunha em um dos maiores escândalos de corrupção da Espanha. Recurso pedirá que Alves aguarde em liberdade.




Entenda prisão preventiva de Daniel Alves por suposta agressão sexual na Espanha

Entenda prisão preventiva de Daniel Alves por suposta agressão sexual na Espanha

O advogado espanhol Cristóbal Martell passou a integrar nesta terça-feira (24) a defesa do jogador e prepara um recurso que deve ser apresentado ainda nesta terça à Justiça local pedindo que Alves responda pelo caso em liberdade.

Martell é conhecido por conseguir acordos judiciais e ter defendido casos famosos e midiáticos na Espanha, entre eles:

  • O do ex-presidente da Catalunha Jordi Pujol, patriarca da família mais influente da região espanhola que governou por mais de duas décadas, de 1980 a 2003. Pujol foi um dos principais nomes da transição da Espanha para a democracia, mas também é acusado de liderar um dos maiores esquemas de corrupção no país europeu, do qual sua mulher e filhos também são acusados de fazer parte. O processo, que pede pena de 29 anos para Pujol e 92 anos no total para sua família, ainda está em andamento na Audiência Nacional, a corte mais alta da Justiça espanhola;
  • O do jogador argentino Lionel Messi, que foi acusado por fraude fiscal quando jogava no Barcelona. Messi acabou condenado a 21 meses de prisão no caso, mas não cumpriu pena por uma brecha na lei espanhola, que permite liberdade a condenados a menos de dois anos de prisão sem antecedentes criminais;
  • Os ex-presidentes do Futebol Clube Barcelona, Sandro Rossel e Josep Bartomeu no caso que julgava uma denúncia do Ministério Público espanhol por irregularidades na contratação de Neymar para o clube. Martell conseguiu que ambos fossem inocentados após um acordo com a Promotoria envolvendo o pagamento de multas milionárias.

O jogador brasileiro Daniel Alves é acusado de agressão sexual contra jovem na casa noturna Sutton, em Barcelona, na Espanha. — Foto: Ulises Ruiz/AFP e TV Globo/Reprodução

Um dos grandes desafios de Martell será a nova lei contra a violência sexual aprovada na Espanha no fim do ano passado. Conhecida como “Solo sí es sí” (“Apenas sim quer dizer sim”), a nova medida é focada no consentimento explícito da vítima, o que, neste caso, não foi feita, segundo a acusação.

Alves alegou, em depoimento à Justiça que contradisse sua primeira versão, que teve relações sexuais consentidas com a suposta vítima, uma jovem de 23 anos. A jovem negou e, também à Justiça, alegou ter sido estuprada e agredida pelo jogador brasileiro.

Pela nova lei, ele poderia pegar até 12 anos de prisão, caso seja confirmado que houve penetração forçada.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tiroteios-nos-eua:-o-que-se-sabe-sobre-2o-massacre-em-3-dias-na-california

G1 Mundo

Tiroteios nos EUA: o que se sabe sobre 2º massacre em 3 dias na Califórnia

Na segunda-feira (23/01), um homem matou a tiros sete ex-colegas de trabalho na cidade costeira de Half Moon Bay. As vítimas eram todos trabalhadores agrícolas chineses-americanos. O suspeito, identificado como Zhao Chunli, de 67 anos, foi preso depois de dirigir até uma delegacia de polícia. O massacre aconteceu enquanto a população do estado vivia o luto pela morte de 11 pessoas em Monterey Park — a cerca de seis horas […]

today24 de janeiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%