G1 Santos

Novo campus do Instituto Federal será construído em Miracatu, SP

today4 de junho de 2023 11

Fundo
share close

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) vai construir o 38º campus em Miracatu, na região do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo. De acordo com o IFSP, o Ministério da Educação irá investir R$ 10 milhões no novo campus, que será construído durante os próximos dois anos em um terreno cedido pela prefeitura.

O descerramento da placa alusiva ao lançamento da pedra fundamental do Campus Miracatu aconteceu em cerimônia realizada em abril, na Câmara dos Vereadores, com a participação do prefeito do município, Vinícius Brandão, do Ministro da Educação, Victor Godoy, e do reitor do IFSP, Silmário dos Santos.

Miracatu está localizada no Vale do Ribeira, tem cerca 20 mil habitantes e possui um dos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixos do estado. O campus trará oportunidade de acesso ao ensino técnico profissionalizante e, consequentemente, possibilidade de acesso ao mercado de trabalho, em uma região com muita demanda de mão de obra.



Atualmente, os moradores que querem fazer cursos técnicos e superiores vão estudar em Registro, cidade que está localizada a quase 50 km de Miracatu. Por isso, o Instituto deve atender não somente quem vive na cidades, mas também as 120 mil que moram no Vale do Ribeira e não têm condições de se deslocar até Registro.

Segundo o IFSP, a obra do local onde será o campus deve durar dois anos. A partir do 2º semestre de 2022, o Instituto já começará a oferecer alguns cursos livres na cidade. As aulas vão acontecer em um prédio cedido provisoriamente também pela prefeitura. Há ainda a expectativa de que a partir de 2023 comecem a ser ofertados alguns cursos técnicos e superiores no município.

A primeira audiência pública do Campus Miracatu será no dia 20 de junho, às 18h, na Câmara de Vereadores da cidade. A audiência marca os passos iniciais da implantação do campus do IFSP. Além dessa, serão realizadas pelo menos mais duas audiências. Ao final, serão escolhidos os eixos da Educação Tecnológica a serem contemplados e, depois, os cursos específicos nesses eixos.

Segundo o IFSP, para a audiência, serão convidados: comunidade local, personalidades regionais e nacionais da política, do mundo do trabalho, da Educação e de outros segmentos sociais relevantes.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

operacao-da-policia-civil-prende-grupo-que-organiza-invasoes-e-articula-loteamentos-em-areas-irregulares-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Operação da Polícia Civil prende grupo que organiza invasões e articula loteamentos em áreas irregulares no litoral de SP

Um grupo que articulava loteamentos em áreas irregulares do bairro Fazendinha, em São Vicente, no litoral de São Paulo, foi detido em flagrante neste domingo (4), após ser surpreendido por uma operação da Polícia Civil com apoio da prefeitura e da Polícia Militar. O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santos, também no litoral paulista, organizou a ação após tomar conhecimento de um vídeo que circulava nas redes sociais […]

today4 de junho de 2023 62

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%