G1 Santos

Operação da Polícia Civil prende grupo que organiza invasões e articula loteamentos em áreas irregulares no litoral de SP

today4 de junho de 2023 96

Fundo
share close

Um grupo que articulava loteamentos em áreas irregulares do bairro Fazendinha, em São Vicente, no litoral de São Paulo, foi detido em flagrante neste domingo (4), após ser surpreendido por uma operação da Polícia Civil com apoio da prefeitura e da Polícia Militar.

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santos, também no litoral paulista, organizou a ação após tomar conhecimento de um vídeo que circulava nas redes sociais convocando pessoas para participar do movimento de ocupação na região. Na gravação, um homem pedia para comparecem ao local com ferramentas, como facão e foice, para remover a vegetação.

“Em razão do conhecimento desses fatos, mobilizamos um grande efetivo para impedir [a invasão] e tomar as medidas devidas de Polícia Judiciária”, explicou o delegado do Deic, Fabiano Barbeiro, em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Rede Globo.



Ao chegarem no local, as equipes policiais encontraram as áreas já demarcadas e um galpão com ferramentas para a remoção de vegetação e construção de moradias. “Iriam fazer a preparação do terreno, com toda a remoção da vegetação para depois receber os resíduos sólidos”, explica a delegada Mariana Máximo Ramos, dizendo que a Fazendinha já tem um problema histórico de invasão.

Ao todo, 15 pessoas foram detidas em flagrante, sendo 5 mulheres (encaminhadas ao 2º DP de São Vicente) e 10 homens (levados à cadeia pública do 5º DP de Santos). De acordo com os policiais, trata-se de uma organização criminosa, pois cada pessoa tinha uma função.

Operação da Polícia Civil contou com apoio da Polícia Militar — Foto: Nina Barbosa/TV Tribuna

“Em situação de flagrante nós temos uma associação criminosa, que a pena de reclusão é de até três anos, somado aos crimes ambientais, que é de destruição de floresta de preservação permanente”, ressalta Mariana.

Segundo o titular do Deic, os criminosos faziam a comercialização dos loteamentos. Dentre os presos, três homens tinham anotações com nomes das famílias que ocupariam as moradias. “Chegaram de moto, inclusive [veículos] que não são simples e têm um valor considerável de mercado, não indicando que sejam pessoas que estejam em situação de miséria”, finaliza.

As investigações prosseguem para identificar e localizar outros integrantes da organização.

Policiais encontraram galpão com ferramentas para a remoção de vegetação e construção de moradias — Foto: Nina Barbosa/TV Tribuna

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

praca-na-vila-belmiro,-em-santos,-recebera-novos-equipamentos-para-criancas-e-idosos

G1 Santos

Praça na Vila Belmiro, em Santos, receberá novos equipamentos para crianças e idosos

A Praça Olímpio Lima, em Santos, no litoral de São Paulo, receberá melhorias no valor de R$ 359,9 mil. Segundo a prefeitura, a maior parte da verba foi destinada pelo governo federal. O local já está em obras. De acordo com a prefeitura, o espaço na Vila Belmiro ganhará um novo piso de concreto e uma rampa de acessibilidade, além de manutenção no jardim e academia ao ar livre, revestimento […]

today4 de junho de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%