G1 Mundo

Novos massacres na RD do Congo deixam mais de 40 mortos

today14 de abril de 2023 14

Fundo
share close

“Em Kilo Etat foram encontrados 36 corpos, em Matate oito e em Itandei ainda não tenho números”, disse Innocent Matukadala, chefe do setor administrativo da vila Banyali Kilo.

A Codeco, que conta com milhares de homens, apresenta-se como defensora da tribo Lendu frente a tribo rival Hema, defendida por outra milícia, os “Zaire”.

Segundo fontes dos serviços de segurança, esses massacres poderiam ser represálias a um ataque dos Zaire contra três líderes da Codeco há três dias.



O secretário-geral da ONU, António Guterres, estimou em um relatório publicado no fim de março que 485 civis morreram entre 1º de dezembro e 14 de março na província de Ituri devido aos enfrentamentos entre as milícias que atuam nessa região, que é rica em ouro.

O governo declarou estado de sítio em Ituri e na província vizinha de Kivu do Norte em 2021, em uma tentativa de conter a violência desenfreada das milícias no vasto leste rico em minerais do país. No entanto, os assassinatos e a atividade rebelde não mostraram nenhum sinal de diminuição.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

embaixada-da-finlandia-na-russia-recebe-carta-contendo-po-desconhecido

G1 Mundo

Embaixada da Finlândia na Rússia recebe carta contendo pó desconhecido

A embaixada informou ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia que recebeu três cartas na quinta-feira (13), pelo menos uma das quais continha um pó. A embaixada da Finlândia em Moscou recebeu uma carta contendo um pó desconhecido, e reportou o assunto às autoridades russas, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, nesta sexta-feira (14). As relações entre Moscou e Helsinque se deterioraram de forma […]

today14 de abril de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%