G1 Mundo

Número de mortos em atentado em Moscou sobe para 137; russos fazem homenagem, e papa fala em ‘ofensa a Deus’

today24 de março de 2024 6

Fundo
share close

O ataque, o pior dos últimos 20 anos na Rússia, foi reivindicado pelo Estado Islâmico — o grupo terrorista é inimigo da Rússia, que apoia o regime do ditador da Síria, Bashar Al-Asad. Foram as Forças de Al-Asad, financiadas por Moscou, que expulsaram totalmente o Estado Islâmico da Síria há quatro anos.

O comitê afirmou também que há ainda dezenas de pessoas feridas internadas em hospitais na capital russa.

Já os suspeitos de terem cometido o atentado, que havia sido presos ontem, foram transferidos neste domingo para o quartel-general do comitê e para ser interrogados, afirmou o órgão. Os suspeitos são estrangeiros e tentavam fugir para a Ucrânia no momento em que foram pegos, segundo disse ontem o presidente russo, Vladimir Putin.



Neste domingo, centenas de pessoas se reuniram em frente à prefeitura de Crocus, onde fica a casa de shows, para depositar flores, velas e brinquedos em memória às vítimas da tragédia.

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou no sábado luto nacional de três dias.

“Perdi dois amigos e estou aqui hoje para lamentar por eles”, disse um morador local à agência de notícias Reuters.

“Garanto minhas orações pelas vítimas do vil ataque terrorista perpetrado em Moscou, que o Senhor as receba em sua paz, conforte suas famílias e converta os corações daqueles que… realizam essas ações desumanas que ofendem a Deus”. disse o pontífice durante missa de Domingo de Ramos, na Praça São Pedro, no Vaticano.

VÍDEO: Atiradores abrem fogo em casa de shows de Moscou

VÍDEO: Atiradores abrem fogo em casa de shows de Moscou

O atentado, reivindicado por um braço do grupo terrorista Estado Islâmico, aconteceu na casa de shows Crocus City Hall, na noite de sexta-feira (22), e é o pior dos últimos 20 anos na Rússia.

Segundo autoridades russas, quatro homens armados invadiram o local enquanto a banda Picnic se preparava para se apresentar.

No sábado, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que os quatro terroristas haviam sido presos, junto de outros três acusados de ajudar a planejar o ataque.

Um vídeo feito por um homem que estava no local (veja acima) mostra homens atirando, além de gritos e pessoas assustadas. A casa de shows tem capacidade para 6.000 pessoas.

O ataque começou no saguão da sala de shows. Em seguida, os homens entraram no auditório e abriram fogo contra as pessoas que aguardavam para assistir ao show.

Uma pessoa que estava no local afirmou que os homens entraram atirando e, em um momento, jogaram um coquetel molotov no local.

Quando a testemunha tentou fugir, descobriu que uma das saídas estava trancada. Ela atravessou o salão para tentar fugir de outro ponto de saída, mas também não conseguiu. Então, se refugiou no subsolo da casa de shows até que agentes dos serviços de emergência chegaram.

Foram ouvidas duas explosões no local, que pegou fogo. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas, mas, segundo a agência de notícias Tass, o teto do Crocus City Hall pode cair a qualquer momento.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

no-domingo-de-ramos,-papa-diz-que-atentado-em-moscou-‘ofende-a-deus’;-estado-islamico-chamou-ataque-de-‘guerra-pelo-isla’

G1 Mundo

No Domingo de Ramos, papa diz que atentado em Moscou ‘ofende a Deus’; Estado Islâmico chamou ataque de ‘guerra pelo islã’

“Garanto minhas orações pelas vítimas do vil ataque terrorista perpetrado em Moscou, que o Senhor as receba em sua paz, conforte suas famílias e converta os corações daqueles que... realizam essas ações desumanas que ofendem a Deus”. disse o pontífice durante missa de Domingo de Ramos, na Praça São Pedro, no Vaticano. Nas últimas semanas, Francisco, de 87 anos, tem sofrido de bronquite e gripe e delegou um assessor para […]

today24 de março de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%