G1 Mundo

Número de mortos em enchentes causadas pelo El Niño no Quênia sobe para 120

today28 de novembro de 2023 6

Fundo
share close

Fortes inundações causadas pelo fenômeno climático El Niño deixaram 120 mortos no Quênia, e quase 90 mil famílias foram forçadas a deixar suas casas, disse o governo nesta terça-feira (28).

A estimativa mais recente do número de mortos no Quênia duplicou, uma vez que fortes chuvas sazonais, após a pior seca em quatro décadas, submergiram cidades e aldeias em toda a África Oriental, deixando centenas de milhares de pessoas desalojadas.

Milhares de casas foram destruídas ou abandonadas, enquanto terras agrícolas foram submersas e dezenas de milhares de animais morreram afogados, disseram agências humanitárias. Na vizinha Somália, as inundações mataram pelo menos 96 pessoas e deslocaram 700 mil, disse um funcionário da gestão de desastres.



Quatro regiões no leste do Quênia — Tana River, Garissa, Wajir e Mandera — são os mais gravemente afetados, disse o ministro do Interior do país, Raymond Omollo.

“Todas as grandes barragens estão sendo monitoradas, mas Kiambere ainda tem um medidor até transbordar”, disse Omollo em um comunicado, em referência à Central Hidrelétrica de Kiambere, no rio Tana.

“Apelamos aos que moram ao longo do rio para que se desloquem para terrenos mais elevados, mesmo enquanto o governo aumenta a produção de energia para mitigar o desafio.”

O Departamento Meteorológico do Quênia prevê que as fortes chuvas continuarão até janeiro de 2024.

As mudanças climáticas estão causando eventos climáticos extremos mais intensos e frequentes, segundo os cientistas. Em resposta, os líderes africanos propuseram novos impostos globais e alterações às instituições financeiras internacionais para ajudar a financiar a medidas contra as mudanças climáticas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

papa-cancela-viagem-a-dubai-para-a-cop28-por-ordens-medicas;-francisco-tinha-encontro-agendado-com-lula

G1 Mundo

Papa cancela viagem a Dubai para a COP28 por ordens médicas; Francisco tinha encontro agendado com Lula

A COP será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, entre 30 de novembro e 12 de dezembro. "Embora o estado clínico do Santo Padre tenha melhorado em relação à sua condição gripal e inflamação do trato respiratório, os médicos pediram que o Papa não faça a viagem a Dubai, planejada para os próximos dias", afirmou, por meio de nota, o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni. Um dos encontros que o […]

today28 de novembro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%