G1 Santos

Nuvem ‘gigante’ e ‘chuva de raios’ impressionam no litoral de SP; VÍDEOS

today3 de fevereiro de 2023 23

Fundo
share close

O secretário de Comunicação de Itanhaém, Luciano Netto, registrou com um drone o momento em que uma nuvem gigante se aproxima da Praia do Centro. Era por volta das 18h, quando ela se formou, momentos antes de uma tempestade atingir a cidade. “As nuvens se aproximaram rapidamente e ventava muito”, disse.

Era por volta das 18h, quando a nuvem prateleira se formou em Itanhaém, no litoral de SP, no final da tarde de quinta-feira (2). — Foto: Luciano Netto



O consultor em Climatologia, Astronomia e Geologia da ONG Amigos da Água, Rodolfo Bonafim, afirma se tratar de uma Shelf cloud, conhecida popularmente como nuvem prateleira, que possui quilômetros de extensão. “Ela representa perigo, principalmente em relação ao vento”, afirma.

Segundo ele, essa nuvem se forma quando uma camada de ar quente sobe rapidamente e se mantém acima do ar frio, um contraste que acontece quando o tempo se encontra instável . “É raro aqui na região do litoral paulista. É mais comum na região Sul do Brasil, [onde] são mais frequentes, porque lá o clima é mais instável”, afirmou Bonafim.

As imagens da nuvem prateleira em Itanhém foram feitas na última quinta-feira (2) foram feitas por meio de um drone. — Foto: Reprodução/ Luciano Netto

A Shelf cloud aparece acompanhada de uma nuvem de trovoada, que é justamente por onde saem os raios e acontecem as tempestades.

Moradora registra 'chuva de raios' durante temporal em Peruíbe, SP

Moradora registra ‘chuva de raios’ durante temporal em Peruíbe, SP

Na cidade vizinha, Peruíbe, a moradora Silvia Rosana Ferreira registrou imagens impressionantes da forte chuva que atingiu o município no final da tarde e começo da noite de quinta-feira (2). Ela contou ao g1 que estava trabalhando no momento em que diversos raios caíram próximo à casa dela e resolveu gravar a cena com o celular. “Achei lindo”, disse.

No vídeo [veja acima], aparecem raios caindo próximo ao bairro Balneário Flórida. “A chuva com fortes ventos e muitos raios durou mais ou menos uma hora”, explica.

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT – Centro de Ciência do Sistema Terrestre/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a cidade de Peruíbe registrou 309 raios nas últimas 24 horas. Já Itanhaém, foi o município que mais teve incidência na Baixada Santista com 578.

A Defesa Civil de SP emitiu um alerta para fortes chuvas e rajadas de vento na última terça-feira (31), informando que havia previsão de um acumulado de 100mm para toda a região da Baixada Santista até esta sexta-feira (3).

As imagens foram registradas no Balneário Flórida, em Peruíbe, no litoral de SP, na quinta-feira (2). — Foto: Reprodução

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

uigures-contam-historias-de-horror-dos-campos-de-concentracao-na-china

Gospel Prime

Uigures contam histórias de horror dos campos de concentração na China

Dois uigures que fugiram da China detalharam as experiências de seus familiares em campos de concentração e pediram para que o governo dos Estados Unidos tome medidas mais fortes contra o Partido Comunista Chinês (PCCh) na Cúpula Internacional da Liberdade Religiosa (IRF) Nesse sentido, na terça e quarta-feira, o evento anual da IRF foi realizado, e ativistas da liberdade religiosa, oficiais e sobreviventes de perseguição religiosa de todo o mundo […]

today3 de fevereiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%