G1 Mundo

O plano do Paraguai para criar 100 mil postos de trabalho na fronteira com Brasil e congelar impostos

today21 de setembro de 2023 11

Fundo
share close

Vagas, diz presidente paraguaio, serão destinadas à indústria maquiladora, responsável por exportar produtos finalizados em terceiros países, em Ciudad del Este. Santiago Peña, que assumiu há um mês, prometeu ainda congelar impostos por 5 anos.



Paraguai anuncia criação de 100 mil postos de trabalho e congelamento de impostos em área de fronteira com o Brasil

Paraguai anuncia criação de 100 mil postos de trabalho e congelamento de impostos em área de fronteira com o Brasil

Paraguai anuncia criação de 100 mil postos de trabalho e congelamento de impostos em área de fronteira com o Brasil

Um mês após tomar posse, o novo presidente do Paraguai, Santiago Peña, anunciou um plano para criar cerca de cem mil postos de trabalho na fronteira com o Paraná.

Peña, economista e ex-ministro da Fazenda com passagem pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), vem defendendo a criação de emprego como uma das principais bandeiras para retomar o crescimento de seu país.

As novas vagas, segundo o governo paraguaio, serão criadas na região de Ciudad del Este, especificamente na indústria de maquilas – empresas que montam ou processam produtos com peças vindas de outros países, geralmente a custo mais baixo que o do país produtor.

O governo paraguaio não informou prazos para os 100 mil novos postos – quatro vezes mais que as vagas atuais no setor local (leia mais abaixo).

As novas vagas fazem parte da aposta de Peña para angariar mais investimentos para o Paraguai. Para isso, ele vem anunciando um ambicioso plano de congelamento de impostos. No início de setembro, durante um evento do setor em Ciudad del Este, Peña isse garantir que não subirá impostos pelos próximos cinco anos.

“Estou interessado em gerar uma revolução na indústria. Não estou interessado em cobrar impostos, mas em criar empregos porque é a melhor política social que um país pode ter”, disse Peña na ocasião. “E a maquila tem sido uma indústria que proporcionou milhares de empregos”.

Santiago Peña faz discurso logo após ser eleito no Paraguai, em 30 de abril de 2023 — Foto: Jorge Saenz/AP

No evento, o líder paraguaio afirmou ainda que seu país “é a economia mais estável da América Latina”.

“(O Paraguai) é o país que não só tem estabilidade macroeconómica, mas também estabilidade fiscal”, declarou, na ocasião.

A indústria maquiladora costuma estar presente em áreas de fronteiras de países com benefícios fiscais, como Taiwan, Filipinas e Malásia.

No Paraguai, segundo o governo do país, essa indústria gera atualmente 25 mil empregos diretos e outros 60 mil indiretos. A maioria das vagas, ainda de acordo com o governo paraguaio, é preenchida atualmente por mulheres em situação de vulnerabilidade.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

fentanil:-a-chocante-morte-de-crianca-por-suspeita-de-overdose-em-creche-de-nova-york

G1 Mundo

Fentanil: a chocante morte de criança por suspeita de overdose em creche de Nova York

Segundo a polícia, ele morreu após inalar a poderosa droga na creche administrada por Grei Mendez no bairro do Bronx. Outras três crianças foram hospitalizadas. A droga foi encontrada sob um tapete usado pelas crianças para dormir, disseram as autoridades. Mendez foi presa, e a polícia agora busca seu marido. Bebê morre por overdose de fentanil em um centro para crianças, em Nova York Na quarta-feira (20), um porta-voz da […]

today21 de setembro de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%