G1 Mundo

O que disseram líderes internacionais após encontro com Lula

today3 de janeiro de 2023 10

Fundo
share close

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal

Falando a jornalistas após seu encontro com Lula, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, qualificou a reunião como “fraternal” e eficaz”.

“É assim, com a família é assim. Pelo menos comigo e com presidente Lula, não precisamos de muito tempo, tratamos as questões, uma dezena fundamental de questões que tratamos”, afirmou Rebelo, segundo o periódico português “Público”.

Além disso, os dois conversaram sobre o desenvolvimento de um plano econômico empresarial e sobre “o que é hoje presente e será cada vez mais no futuro, do digital à energia”, disse Rebelo, segundo o periódico português.



Alberto Fernández, presidente da Argentina

Fernández afirmou que considera Lula um “líder regional” capaz de dar “impulso” à América Latina. Sem citar Bolsonaro, o presidente argentino disse o novo governo marca a “volta do Brasil a todos os fóruns internacionais”.

“No dia 23 de janeiro, nos encontraremos na Argentina para avançar com ações concretas e institucionalizar esta relação, e no dia 24 nos reuniremos com a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos”, postou Fernández no Twitter.

Gabriel Boric, presidente do Chile

“Vamos trabalhar para que a integração não seja só com declarações e palavras, mas com feitos concretos que melhorem a qualidade de vida do povo, como a construção de infraestrutura comum, melhorar o intercâmbio comercial ou abordar em conjunto a crise migratória”, declarou.

No Twitter, ele postou fotos do encontro. “Avançamos unidos pelo bem-estar de nossos povos!”, afirmou.

Luis Arce, presidente da Bolívia

Luir Arce, presidente da Bolívia, disse no Twitter que ele e Lula concordaram em aprofundar o trabalho conjunto dos países. “[Incluindo] questões de fronteira, gás, energia elétrica, investimento e comércio”, afirmou ele, no Twitter.

Guillermo Lasso, presidente do Equador

O presidente equatoriano, Guillermo Lasso, disse que conversou com Lula sobre medidas para combater a criminalidade transnacional e melhorar a segurança em ambas as nações.

“Da mesma forma, destacamos a importância de proteger a Amazônia, pulmão do planeta e importante eixo de nosso plano de governo. Concordamos com o interesse em restaurar áreas afetadas por atividades de mineração”, escreveu no Twitter.

Gustavo Petro, presidente da Colômbia

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, destacou o trecho da conversa em que falou com Lula sobre a proteção da Amazônia.

“Rumo a uma mudança na política de drogas; um Brasil garantidor da paz na Colômbia e o estudo da interligação elétrica das Américas com fontes de energia limpa”, postou no Twitter.

Umaro Sissoco Embaló, presidente de Guiné-Bissau

Umaro Sissoco Embaló é presidente de Guiné-Bissau e detalhou o encontrou em seu Twitter.

“Nossas discussões se concentraram no fortalecimento das relações entre o Brasil e a África, que o presidente Lula quer priorizar”, publicou.

Xiomara Castro, presidente de Honduras

Após encontrar Lula, Xiomara Castro, presidente de Honduras, comentou sobre a reunião no Twitter.

“Retomamos o caminho do desenvolvimento e das causas justas, interrompido por um golpe, fortalecendo laços de solidariedade e dignidade para trabalhar pela unidade da América Latina, e combater o modelo de corrupção neoliberal que herda a pobreza e a desigualdade”, publicou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-escola-no-texas-onde-todas-as-estudantes-sao-maes-adolescentes

G1 Mundo

A escola no Texas onde todas as estudantes são mães adolescentes

Era o início de 2021 e Helen vinha comendo mais que o habitual. A jovem, prestes a completar 15 anos de idade, não conseguia explicar por que seu apetite parecia ter aumentado tanto. "Isso é normal?", perguntou ela à sua irmã mais velha. Ela respondeu que talvez fosse. Mas Helen também andava mal-humorada, brigando facilmente com a família e os amigos. Até que sua menstruação atrasou. No dia do seu […]

today3 de janeiro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%