G1 Mundo

O que esperar da viagem de Lula à cúpula entre Celac e União Europeia

today15 de julho de 2023 10

Fundo
share close

A cúpula acontecerá em 17 e 18 de julho na capital belga. Lula foi convidado pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que está no comando rotativo da União Europeia. Lula, por sua vez, também preside o Mercosul temporariamente, bloco que negocia um acordo comercial com a UE.

O encontro, o primeiro entre os dois blocos desde 2015, vai tratar de temas de interesse internacional. Em paralelo, o presidente brasileiro também terá outros compromissos.

Lula terá até sete encontros bilaterais e deve se reunir com o rei e o primeiro-ministro belgas, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.



Entre os temas que devem ser explorados na cúpula estão a questão ambiental e climática e democracia.

Na sexta, já ocorreram reunião dos negociadores dos países envolvidos na cúpula, em Bruxelas. Eles discutem o rascunho da declaração final da cúpula.

A embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, disse que existe uma dificuldade de negociar um texto longo com tantos países (são 60 – 33 latinos e caribenhos e 27 europeus) e que vai ser uma declaração mais curta do que inicialmente proposto.

Somados os dois blocos, Celac e União Europeia reúnem 60 países. A última cúpula aconteceu em 2015, também na Bélgica.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lula-vai-a-belgica-neste-sabado-para-participar-de-cupula-entre-celac-e-uniao-europeia

G1 Mundo

Lula vai à Bélgica neste sábado para participar de cúpula entre Celac e União Europeia

O encontro entre os líderes dos blocos, que reúnem 60 países, acontecerá entre segunda (17) e terça-feira (18), na capital belga. A última reunião havia ocorrido em 2015, também na Bélgica. Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro avalia que a cúpula pode dar "impulso" às relações bilaterais entre os países. A expectativa é que a reunião da próxima semana discuta temas como: mudança do clima e transição justa e sustentável;transição […]

today15 de julho de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%