G1 Mundo

O trem blindado com que Kim Jong-un pretende chegar à Rússia

today11 de setembro de 2023 9

Fundo
share close

O trem blindado que Kim usa para visitas ao exterior provavelmente partiu de Pyongyang, informou a mídia da Coreia do Sul, citando um funcionário do governo.

A reunião entre os dois líderes deverá ocorrer já na terça-feira (12/09).

O Kremlin confirmou que Kim visitará a Rússia “nos próximos dias”.



Se o encontro com Putin se concretizar, será a primeira viagem internacional do líder norte-coreano em mais de quatro anos e a primeira desde o início da pandemia de covid-19.

Os dois líderes devem discutir a possibilidade de a Coreia do Norte fornecer armas a Moscou para apoiar a guerra na Ucrânia, segundo disse uma fonte do governo dos Estados Unidos à CBS, parceira americana da BBC.

A última viagem de Kim ao exterior foi também a Vladivostok, em 2019, para a sua primeira reunião com Putin, após o colapso das negociações de desarmamento nuclear da Coreia do Norte com o então presidente dos EUA, Donald Trump.

Na ocasião, Kim também viajou para Vladivostok de trem.

Há rumores de que o veículo tem pelo menos 20 vagões à prova de balas, fazendo dele um trem mais pesado que a média e incapaz de ultrapassar 59 km/h. A viagem a Vladivostok deverá durar um dia inteiro – a distância é de 1.180 km.

A longa viagem também se deve à rede ferroviária antiga da região.

O possível encontro acontece depois de a Casa Branca ter afirmado ter novas informações de que as negociações sobre armas entre os dois países estavam “avançando ativamente”.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, disse anteriormente que o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, tentou “convencer Pyongyang a vender munição de artilharia” à Rússia durante uma recente visita à Coreia do Norte.

A reunião ocorre num momento em que tanto a Rússia como a Coreia do Norte têm a oferecer algo que o outro país deseja, de acordo com Ankit Panda, do Carnegie Endowment for International Peace.

Kim e Putin se encontraram pela última vez em 2019, também em Vladivostok — Foto: GETTY IMAGES

“O que importa agora é se ambos os lados conseguirem encontrar preços adequados que estejam dispostos a pagar pela assistência do outro”, afirma ele à BBC.

A Rússia provavelmente pedirá à Coreia do Norte armas convencionais, incluindo projéteis de artilharia e foguetes, em troca de alimentos e matérias-primas, e apoio contínuo em fóruns internacionais como a Organização da Nações Unidas (ONU), diz Panda.

“Isto poderia abrir a possibilidade de a Coreia do Norte transferir armamento mais sofisticado para a Rússia, para permitir a Moscou manter e abastecer os seus próprios estoques de armas convencionais”, diz.

Acredita-se que a Rússia precise de munições de 122 mm e 152 mm porque seu estoque está diminuindo, mas não é fácil determinar o inventário completo de artilharia da Coreia do Norte, dada a sua natureza secreta.

As armas expostas na reunião entre Kim e Shoigu em julho incluíam o míssil balístico intercontinental Hwasong, o primeiro do tipo do país a usar combustível sólido.

Foi a primeira vez que Kim abriu as portas do país a visitantes estrangeiros desde o início da pandemia.

O trem foi batizado de Taeyangho, a palavra coreana para o sol, e uma referência simbólica ao fundador da Coreia do Norte, Kim Il-Sung.

A tradição norte-coreana de viagens de longa distância de trem foi iniciada justamente por Kim Il-Sung – avô de Kim Jong-un – que usava seu próprio trem em viagens ao Vietnã e ao leste da Europa.

Esses trens luxuosos são fortemente vigiados por agentes de segurança, que examinam as rotas e as estações em busca de bombas e outras ameaças.

O pai de Kim Jong-un, Kim Jong-Il, que governou a Coreia do Norte de 1994 até sua morte, em 2011, teria viajado de trem por necessidade porque tinha medo de voar.

Kim Jong-Il viajou durante 10 dias a Moscou em 2001 para se encontrar com Putin.

O comandante militar russo Konstantin Pulikovsky, que acompanhou o antigo líder norte-coreano em 2001, falou da sua opulência da composição no seu livro de memórias Orient Express.

Trem blindado de Kim Jong-Il chegando a Moscou em 2001 — Foto: GETTY IMAGES

“Era possível pedir qualquer prato da culinária russa, chinesa, coreana, japonesa ou francesa.”

Mesmo o trem particular de Putin “não tinha o conforto do trem de Kim Jong-Il”, escreveu o militar.

A mídia estatal norte-coreana disse que Kim Jong-Il morreu de ataque cardíaco enquanto viajava no trem em 2011.

O veículo verde com faixa amarela também tinha salas de conferências, salas de audiência e quartos, com telefones via satélite e televisores.

Kim Jong-un parece não compartilhar o medo de voar de seu pai, já que ele usou um jato particular de fabricação russa em várias ocasiões.

Sua atual viagem à Rússia provavelmente começará em Pyongyang e passará pela estação de Tumangang, na fronteira com a Rússia, onde as rodas do trem serão trocadas para se adaptar aos trilhos russos. A troca da roda deve levar pelo menos algumas horas.

Além do trem, ao longo dos anos Kim também foi visto em outros meios de transporte luxuosos que contrastam fortemente com o estilo de vida empobrecido do povo norte-coreano.

Ele já foi visto viajando em um luxuoso avião particular de fabricação russa, em uma Mercedes-Benz avaliada em U$ 1,8 milhão e em um iate de luxo avaliado em U$ 7 milhões – embora não houvesse confirmação de que o barco pertencia a Kim.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

reptil-invade-fabrica-e-assusta-trabalhadores-na-tailandia;-veja-video

G1 Mundo

Réptil invade fábrica e assusta trabalhadores na Tailândia; veja vídeo

Animal é conhecido como varano-malaio, uma espécie de lagarto que normalmente vive em canais, esgotos, e se alimenta de outros animais, além de restos de comida de seres humanos. Réptil invade fábrica a assusta trabalhadores na Tailândia Um lagarto de cerca de um metro de comprimento invadiu um armazém na província de Samut Prakan, Tailândia, assustando os clientes e funcionários da loja. Imagens das câmeras de segurança mostram o momento […]

today11 de setembro de 2023 78

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%