G1 Santos

Objeto não identificado que caiu ‘fervendo’ do céu é entregue à Polícia Civil e vai passar por perícia; VÍDEO

today23 de maio de 2023 32

Fundo
share close

A entrega aconteceu nesta tarde, por volta das 15h, na delegacia localizada na Ponta da Praia. O objeto foi levado à polícia por Marcela Vicente, dona do carro atingido e esposa do bancário Marcel de Camargo, que divulgou o caso inicialmente. Ela estava acompanhada do advogado Marcos Taguchi.

Ao g1, o delegado explicou que a Polícia Científica poderá identificar a origem do objeto e, caso seja comprovada uma suposta ‘origem aeronáutica’, a Força Aérea Brasileira (FAB) será comunicada. Desta forma, segundo Lara, será possível descobrir a aeronave à qual a peça pertencia.

“O perito é quem vai ter as condições técnicas para demonstrar se realmente se trata de uma peça de aeronave ou não”, comentou o delegado.



De acordo com Lara, caso seja de uma aeronave esta deverá ser identificada para a devida “responsabilização penal”.

O g1 apurou também que, caso seja identificado que o objeto é ‘lixo espacial’, será acionada a Agência Espacial Brasileira (AEB), serviço público vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para outros procedimentos de pesquisa sobre a origem e destinação do artefato.

Objeto foi apreendido pela Polícia Civil nesta terça-feira (23) — Foto: Thiago D’Almeida/g1

“Alguém poderia ter morrido”

A esteticista Marcela Vicente revelou que, além de entregar o objeto à polícia, também vai levar o veículo para a perícia.

O advogado Taguchi, por sua vez, afirmou que após a identificação da origem do objeto e da empresa responsável, entrará na Justiça com um processo em busca de indenização para os clientes.

“Afinal, além do dano material, alguém poderia ter morrido. Se a peça caísse em cima de uma pessoa, seria morte na hora”, ressaltou Taguchi.

Dona do carro atingido entregou objeto não identificado à Polícia Civil — Foto: Thiago D’Almeida/g1

No veículo, é possível ver a marca arredondada de uma das pontas do objeto, que teria caído ‘em pé’ do céu. O teto do carro, inclusive, ficou amassado por conta do impacto.

Teto do veículo guarda a marca da queda do objeto — Foto: Thiago D’Almeida/g1

Especialistas informaram ao g1 que o objeto pode ser um lixo espacial. “Pela altura que caiu, é bem provável”, disse o analista de planejamento de manutenção de aeronaves e professor da ETEC Santos Dumont, Eduard da Macena. “Lixo espacial cai praticamente todo dia na Terra”, complementou.

Objeto cilíndrico caiu do céu ‘fervendo’ em cima de carro no litoral de SP — Foto: Arquivo Pessoal

Daniel Mello, que é astrônomo do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), segue a mesma linha de raciocínio. “É muito válida essa possibilidade [de lixo espacial]”.

Segundo ele, há muito lixo espacial orbitando a Terra e a tendência é que problemas dessa natureza aconteçam com mais frequência. “Hoje, você olha para o céu e consegue detectar a olho nu, no começo da noite ou no final da noite, duzentos satélites fazendo órbita em torno da Terra”, Ele destacou que muitas dessas máquinas são desativadas e, consequentemente, viram lixo espacial.

Objeto não identificado cai do céu, atinge carro e temperatura assusta: 'estava fervendo'

Objeto não identificado cai do céu, atinge carro e temperatura assusta: ‘estava fervendo’

Um objeto cilíndrico de metal e com temperatura bastante quente atingiu um carro em Santos, no litoral de São Paulo. Com a velocidade da queda, o artefato amassou o teto e disparou o alarme do veículo, que estava estacionado na garagem de uma residência.

Em entrevista ao g1 ,o bancário Marcel de Camargo afirmou que estava em casa, localizada no bairro do Embaré, quando escutou um barulho semelhante a uma explosão.

“Estava comendo dentro de casa e escutamos um estrondo muito forte. Na sequência, o alarme do carro disparou. Quando olhei na garagem vi o teto do meu carro amassado e um pouco fundo. Achei que alguém pudesse ter jogado algo pelo lado de fora, mas acabei observando o desenho de um círculo marcado e, no mesmo momento, conclui que a peça deve ter caído do céu”, afirma.

Ainda de acordo com o bancário, o metal estava caído no chão, ainda extremamente quente. “Não dava para encostar com a mão. Ainda bem que não pegou na cabeça de ninguém, pois poderia ser fatal. Mas, isso não aconteceu e estamos bem”, diz.

O bancário explica que, no dia seguinte ao aparecimento da peça, a esposa dele foi ver o objeto e notou que o metal estava com cheiro bastante forte. “A ponta estava amassada, com um óleo preto saindo. Além disso, tinha um cheiro podre de ovo”.

O bancário conta ainda que conversou com amigos que trabalham na área de engenharia para tentar descobrir o que poderia ser o metal. “Ninguém conseguiu me explicar, então eu estou tentando ver como vou resolver o prejuízo e a quem recorrer”, finaliza.

Vídeos: g1 em 1 minutos Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

 guaruja-vacina-toda-a-populacao a-partir-de-6-meses-contra-influenza

Prefeitura de Guarujá

 Guarujá vacina toda a população a partir de 6 meses contra influenza

Objetivo é evitar um surto da doença com a chegada dos dias mais frios; Imunização acontece em 20 unidades de saúde, das 9 às 15 horas Em Guarujá, pessoas com mais de 6 meses já podem se imunizar contra a influenza. A imunização contra a gripe está disponível em 20 postos de vacinação instalados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Prefeitura, de segunda […]

today23 de maio de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%