G1 Santos

Objeto que intrigou moradores no litoral de SP pode ser de navio nazista, diz especialista

today14 de outubro de 2022 81

Fundo
share close

Hipótese foi levantada por professor e biólogo da Universidade Federal de Pernambuco (PE), que estuda objetos semelhantes que aparecem no litoral nordestino desde 2018.

Objeto misterioso com mais de 80 kg e cheio de crustáceos foi encontrado em Ilha Comprida, SP — Foto: Arquivo pessoal



O objeto que intrigou moradores após ser encontrado na orla de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, nesta semana, pode ter vindo de um navio nazista. A hipótese foi levantada por Clemente Coelho Júnior, professor e biólogo da Universidade Federal de Pernambuco (PE), que estuda objetos semelhantes que aparecem no litoral nordestino desde 2018.

Clemente foi responsável pela identificação de mais de 20 fardos que apareceram nas praias de Pernambuco que pertenceram a um navio nazista naufragado. Ao g1, nesta sexta-feira (14), o profissional disse que o objeto encontrado em Ilha Comprida pode ter vindo do mesmo local de onde surgiram os fardos no nordeste brasileiro, principalmente por semelhanças visuais.

“Como [os fardos] derivam no oceano, a corrente Equatorial traz para a costa do Brasil, que acaba numa bifurcação ao Sul e ao Norte”. Dessa forma, o bloco pode ter sido levado em direção ao sudeste brasileiro. O profissional, porém, não afirmou a origem do fardo, apenas explicou, com base em imagens e na semelhança com os objetos encontrados no nordeste, uma possível origem de onde tenha surgido.

Ao g1, o Instituto de Pesquisas de Cananeia (Ipec), que monitora as praias da região, informou não ter informações concretas sobre a procedência do objeto.

Bloco pesado e cheio de crustáceos

Bloco é formado por material semalhante a silicone — Foto: Reprodução

Ao g1, a Prefeitura de Ilha Comprida informou que a fiscalização municipal verificou nesta quinta-feira (13) que o bloco é formado por uma “espécie de silicone em camadas”. A análise aponta que o material possa ter se sedimentado em um grande bloco em razão do tempo no mar, e que o material possa ter sido usado em embarcações antigas.

O fardo foi recolhido na quinta-feira e levado ao local de descarte da administração municipal. A prefeitura analisará as melhores condições para descartar o objeto, considerando que o produto tem grande durabilidade e “não será diluído facilmente”.

O biólogo marinho Eric Comin disse ao g1 que o objeto pode acarretar em consequências muito grandes para a saúde dos mares, principalmente aos animais marinhos. O especialista explica que as ações físicas aos poucos contribuem para que pequenos pedaços do grande bloco se desprendam e, como consequência, sejam ingeridos por animais.

O biólogo pontua que microplásticos causam sérios danos à saúde e vida marinha, já que o composto pode tanto ser bioacumulador e se acumular dentro dos animais quanto causar problemas no trato digestivo dos animais, acarretando até em problemas hormonais.

Caixa encontrada em Itanhaém, SP

Um grupo de voluntários encontrou o que acredita ser um fardo de borracha em Itanhaém, no litoral de SP, neste sábado (3) proveniente de um navio nazista naufragado no Brasil. — Foto: João Malavolta

No dia 3 de setembro, uma caixa foi encontrada na orla de Itanhaém, no litoral de São Paulo. O item foi recolhido por três homens que suspeitavam se tratar de um fardo de borracha pertencente a um navio nazista naufragado. A hipótese foi confirmada pelo biólogo Clemente Coelho Jr., que participou de pesquisas sobre o aparecimento desses objetos na costa nordestina.

“São fardos de látex que foram transportado por navio que foi fundado na Segunda Guerra Mundial, próximo à Paraíba”. Apesar de ser uma grande distância a ser percorrida por uma “caixa”, o pesquisador explica não é estranho imaginar que esses objetos chegassem à costa paulista devido às correntes marítimas que poderiam levá-los.

Entenda: o que são as caixas misteriosas que apareceram na Bahia

Entenda: o que são as caixas misteriosas que apareceram na Bahia

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tricampeao-mundial-de-jiu-jitsu-foi-morto-no-dia-do-aniversario-do-pai:-‘ligou-para-dizer-que-estava-chegando,-mas-nunca-chegou’

G1 Santos

Tricampeão mundial de jiu-jitsu foi morto no dia do aniversário do pai: ‘ligou para dizer que estava chegando, mas nunca chegou’

O tricampeão mundial pela Confederação Brasileira Paradesportiva de Jiu-Jitsu (CBPJJ), Thaynã Higor, de 25 anos, foi morto a tiros no dia do aniversário do próprio pai. Ao g1, a irmã do jovem, a auxiliar administrativa Ariany Batista, revelou nesta sexta-feira (14) que a vítima ligou para a família, em Guarujá (SP), pouco antes do crime e disse que daria um abraço no aniversariante no mesmo dia. Thaynã Higor estava de […]

today14 de outubro de 2022 65

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%