G1 Santos

Obra do túnel Santos-Guarujá deve ir a leilão até o início de 2025, diz Tarcísio

today13 de março de 2024 3

Fundo
share close

Tarcísio e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lançaram nesta quarta-feira (13) uma consulta pública para colher contribuições da sociedade por 45 dias.

“Existe toda a possibilidade de a gente fazer esse leilão no final desse ano, mais tardar até o final do primeiro trimestre do ano que vem. Acho que vai andar bem, estamos animados e vamos correr com o tempo para poder estruturar esse processo o mais rápido possível. Se for possível fazer o leilão no final desse ano ainda, a gente fará”, declarou o governador.

O túnel será construído em parceria com o setor privado, que contará com aportes do governo do estado e da União.



Ou seja, as obras vão a leilão para o setor privado. Quem oferecer a menor contraprestação e o maior desconto nos aportes dos governos, leva a concessão do túnel Santos-Guarujá por 35 anos, segundo Tarcísio.

Além disso, o contrato vai ter alguns marcos para a entrega de obras, condicionados aos aportes do governo estadual e da União. Serão cinco anos de obras.

“Assinou o contrato, nós temos marcos de entrega de obra e para cada marco de entrega de obra tem um aporte governamental que a gente está dividindo, o governo do estado de São Paulo, governo federal”, explicou o governador.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, os aportes devem ser divididos pela metade com o governo estadual. União e São Paulo vão entrar com R$ 3 bilhões cada.

” Dessa forma, através desses investimentos, é que a gente vai sem dúvida alguma viabilizar essa grande PPP, essa grande concessão, que isso será fundamental para o desenvolvimento do estado de São Paulo”, declarou.

Quando Tarcísio comandava o Ministério de Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro (PL), a obra chegou a entrar no projeto de privatização do Porto de Santos –que travou no Tribunal de Contas da União (TCU) em 2022 e foi cancelada pelo novo governo.

Lula e Tarcísio formalizam parceria na construção de túnel entre Santos e Guarujá

Lula e Tarcísio formalizam parceria na construção de túnel entre Santos e Guarujá

A ideia de ligar Santos a Guarujá tem quase 100 anos. A primeira notícia de um projeto para ligar as duas cidades data de 1927, mas desde então nada foi feito.

Com consulta laçada nesta quarta-feira (13), o túnel terá 860 metros de extensão. Devem passar por ele cerca de 150 mil pessoas todos os dias.

Hoje, aproximadamente 78 mil transitam entre Santos e Guarujá todos os dias, em trajetos que podem levar de 20 minutos a duas horas.

A obra foi incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e deve custar cerca de R$ 5,8 bilhões. A construção será custeada por recursos da União e do estado de São Paulo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

carro-de-mulher-que-desapareceu-apos-deixar-filhos-com-amiga-em-sp-e-encontrado-carbonizado

G1 Santos

Carro de mulher que desapareceu após deixar filhos com amiga em SP é encontrado carbonizado

O veículo modelo Gol usado pela santista Amanda de Castro Lancha Lara, de 31 anos, desaparecida há 8 dias, foi encontrado carbonizado na rodovia Via Parque, no bairro Vila Santo Henrique, na zona leste da capital paulista. A mulher não é vista desde que deixou os dois filhos, de 10 e 5 anos, com uma amiga em Itaquera (SP), no último dia 5. Ela não avisou para onde iria. Ao […]

today13 de março de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%