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Tarcísio e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lançaram nesta quarta-feira (13) uma consulta pública para colher contribuições da sociedade por 45 dias.
“Existe toda a possibilidade de a gente fazer esse leilão no final desse ano, mais tardar até o final do primeiro trimestre do ano que vem. Acho que vai andar bem, estamos animados e vamos correr com o tempo para poder estruturar esse processo o mais rápido possível. Se for possível fazer o leilão no final desse ano ainda, a gente fará”, declarou o governador.
O túnel será construído em parceria com o setor privado, que contará com aportes do governo do estado e da União.
Ou seja, as obras vão a leilão para o setor privado. Quem oferecer a menor contraprestação e o maior desconto nos aportes dos governos, leva a concessão do túnel Santos-Guarujá por 35 anos, segundo Tarcísio.
Além disso, o contrato vai ter alguns marcos para a entrega de obras, condicionados aos aportes do governo estadual e da União. Serão cinco anos de obras.
“Assinou o contrato, nós temos marcos de entrega de obra e para cada marco de entrega de obra tem um aporte governamental que a gente está dividindo, o governo do estado de São Paulo, governo federal”, explicou o governador.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, os aportes devem ser divididos pela metade com o governo estadual. União e São Paulo vão entrar com R$ 3 bilhões cada.
” Dessa forma, através desses investimentos, é que a gente vai sem dúvida alguma viabilizar essa grande PPP, essa grande concessão, que isso será fundamental para o desenvolvimento do estado de São Paulo”, declarou.
Quando Tarcísio comandava o Ministério de Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro (PL), a obra chegou a entrar no projeto de privatização do Porto de Santos –que travou no Tribunal de Contas da União (TCU) em 2022 e foi cancelada pelo novo governo.
Lula e Tarcísio formalizam parceria na construção de túnel entre Santos e Guarujá
A ideia de ligar Santos a Guarujá tem quase 100 anos. A primeira notícia de um projeto para ligar as duas cidades data de 1927, mas desde então nada foi feito.
Com consulta laçada nesta quarta-feira (13), o túnel terá 860 metros de extensão. Devem passar por ele cerca de 150 mil pessoas todos os dias.
Hoje, aproximadamente 78 mil transitam entre Santos e Guarujá todos os dias, em trajetos que podem levar de 20 minutos a duas horas.
A obra foi incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e deve custar cerca de R$ 5,8 bilhões. A construção será custeada por recursos da União e do estado de São Paulo.
Por: G1
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