G1 Santos

Obras de drenagem no Morro do José Menino em Santos entram na fase final com interdições viárias

today14 de abril de 2024 4

Fundo
share close

As obras no sistema de drenagem no Morro José Menino, em Santos, no litoral de São Paulo, entraram na etapa final, que será dividida em três fases, com o objetivo de assentar tubulações atravessando a Avenida Presidente Wilson para direcionar as águas pluviais ao canal zero, na divisa com São Vicente.

Os trabalhos realizados pela empreiteira TMK Engenharia S.A, que venceu licitação, começaram em fevereiro de 2023 e têm previsão de conclusão em junho. O investimento feito é da ordem de R$ 7.272.469,89, sendo 50% oriundo do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal, e a outra metade do orçamento municipal.

🔹Fase 1: Assentamento de de 36m galerias em concreto armado que funcionam como caixas de retardo ou contenção para o armazenamento de água em grandes volumes. A estrutura tem de 1,5m por 0,6m e será acomodada junto aos prédios do lado da praia. A estrutura será à galeria que lançará a água pluvial no canal zero e à tubulação a ser assentada na Fase 2.



Essa fase terá duração de 70 dias, a depender do clima, vai causar a interdição parcial da pista da Presidente Wilson, sentido de São Vicente a Santos.

🔹Fase 2: Serão assentados 30 metros das galerias de 1,5 por 0,6 na área do canteiro central da avenida da praia, na altura da subida do Morro José Menino. Os veículos circularão em duas pistas da avenida, nos dois sentidos. A previsão é finalizar essa etapa em 20 dias.

🔹Fase 3: O assentamento nessa fase será de 12 metros. Ligará o trecho da fase 2 à Rua Montero Lobato. Esse serviço também terá duração de 20 dias e vai causar interdição parcial em uma pista de Santos a São Vicente..

A reestruturação do sistema de drenagem do Morro José Menino, que envolveu o assentamento de 767m de tubulações de 600 milímetros no morro, o remanejamento de 220m de rede de água e igual metragem da rede de esgotamento sanitário, além de 93m de tubulações de gás.

A obra também atendeu uma solicitação da Defesa Civil. A rede de drenagem subterrânea eliminou o escoamento superficial das águas pluviais, reduzindo o volume de água que desce pelas sarjetas.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos-vai-remodelar-cruzamento-entre-avenidas-na-ponta-da-praia;-confira

G1 Santos

Santos vai remodelar cruzamento entre avenidas na Ponta da Praia; confira

A Prefeitura de Santos vai começar na terça-feira (16) a remodelar um cruzamento no canal 6, entre as avenidas Coronel Joaquim Montenegro com a Avenida Epitácio Pessoa, no bairro Aparecida. As intervenções vão causar alterações no trânsito de veículos e linhas de ônibus, mas a administração municipal diz que são necessárias para melhorar a fluidez no fluxo de automóveis pela região. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), no […]

today14 de abril de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%