Prefeitura de Guarujá

Obras no Forte do Itapema e entorno estão 95% concluídas

today30 de maio de 2023 12

Fundo
share close

Além da recuperação do local, que futuramente será mais uma atração turística na Cidade, o projeto de remodelação da Prefeitura de Guarujá contemplou o acesso ao espaço com intervenções na Rua Itapema e na Travessa Itapema

A recuperação no Forte da Vera Cruz de Itapema, conhecido popularmente como Forte do Itapema, em Vicente de Carvalho (Rua Itapema, 55 – Jardim Cunhambebe) já está 95% concluída. A infraestrutura de acesso, realizada pela Prefeitura de Guarujá, está em fase final de remodelação, bem como o seu entorno. O projeto de revitalização contemplou, ainda, a pavimentação da Rua Itapema e da Travessa Itapema, com a execução de calçadas, guias e sarjetas, e acessibilidade, o que já melhorou o acesso ao local.

O projeto não prevê a realização de alterações na edificação, já que é uma das construções mais antigas do Município e patrimônio histórico tombado. A revitalização total tem o investimento de mais de R$ 1,6 milhão, recurso do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Na parte interna, foram realizados os serviços de iluminação, pisos de concreto, pintura do casarão, jardins e passeios, além de restauro dos balaústres e guarda-corpos. Também foram executados reconstrução do muro, serviço de pintura e a instalação de dez refletores com lâmpadas de LED para melhorar a iluminação e dar maior destaque para o local.

O portão de entrada ainda foi substituído e o espaço ganhou uma guarita nova para melhor controle de acesso e monitoramento. Agora, faltam a conclusão da implantação do banheiro com acessibilidade, a correção das barras do corrimão e a capinação da grama aplicada.



Para o prefeito de Guarujá o local tem um potencial turístico que deverá ser explorado, a fim de mostrar a identidade cultural de Vicente de Carvalho. “Futuramente, esta será mais uma atração turística no Município, com o objetivo de reunir moradores e turistas para conhecerem a história da nossa Cidade, em especial do Farol do Itapema, que é o principal símbolo de Vicente de Carvalho”, afirma o chefe do Executivo.

História

O Forte da Vera Cruz de Itapema foi construído no século XVI e teve a gestão cedida pela União à Prefeitura de Guarujá. O Forte do Itapema, junto com outras edificações históricas do Município, fará parte do roteiro “Os Fortes da Ilha do Dragão”, que contempla a visitação às fortificações da Cidade.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura de Obras (Seinfra) o objetivo das intervenções é o de recuperar o entorno sem tirar as características turísticas e históricas do local. “Serão mantidos ainda os materiais existentes atualmente, refazendo e recuperando o que for necessário. Queremos melhorar o acesso ao local para que seja um ambiente de visitação e de contemplação da região, que é muito bonita e tem uma vista privilegiada”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

autor-cristao-ve-relacao-entre-ia-e-fim-dos-tempos

Gospel Prime

Autor cristão vê relação entre IA e Fim dos Tempos

Com a expansão da inteligência artificial (IA), os críticos têm apresentado argumentos tanto contra como a favor dessa tecnologia. Um dos críticos é Jeff Kinley, autor do livro “A Quick Reference Guide to the End Times” (“Um Guia de Referência Rápida para o Fim dos Tempos”), que expressou preocupações sobre o impacto da IA, afirmando que “ainda está para ser visto”. Segundo Kinley, uma das maiores preocupações é que a […]

today30 de maio de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%