G1 Santos

Operação Chuvas de Verão, da Defesa Civil, começa nesta quinta-feira na Baixada Santista

today1 de dezembro de 2022 15

Fundo
share close

A Defesa Civil Estadual inicia, nesta quinta-feira (1), a Operação Chuvas de Verão para monitoramento dos municípios vulneráveis e ocorrências de inundações na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. A ação faz parte do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC).

A operação tem como objetivo identificar e evitar desastres naturais causados pelas chuvas comuns nessa época do ano, como o que aconteceu em março de 2020, onde 45 pessoas morreram na região.

Para essa temporada, que se estende até 31 de março, os municípios contarão com o radar Banda X, que será um dos principais instrumentos para registro de ocorrências, enxurradas e também em eventos geológicos como deslizamentos de encostas.



De acordo com a Defesa Civil, com o radar meteorológico é possível obter informações precisas de aparecimento de chuva em curtíssimo prazo, com alcance de um raio com cerca de 150km, monitorando cidades entre Mongaguá e Bertioga e captando informações sobre as condições climáticas na Baixada Santista.

Após a forte chuva nos últimos dias, que atingiu a região da Baixada Santista e que elevou o índice pluviométrico das últimas 72 horas em Santos para 116,2 mm, a cidade deve ainda ter algumas pancadas até o fim da semana.

Segundo a Defesa Civil, é esperada chuva com intensidade fraca, porém haverá momentos de pancadas mais fortes. Na quinta-feira, (1), a probabilidade é de 70%. Para a sexta-feira (2), a possibilidade de chuva cai para 40% e, no sábado (3), chega a 60% .

Quanto às condições de maré e ondas, o órgão disse que não há alertas para os próximos dias.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

censura:-lula-ja-prepara-regulacao-das-redes-sociais

Gospel Prime

Censura: Lula já prepara regulação das redes sociais

O petista Luiz Inácio Lula da Silva já tem planos para impor sua censura em forma de regulação nas redes sociais, inclusive com conversas junto aos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para implantar a legislação. De acordo com Paulo Bernardo, ex-ministro das Comunicações do governo Dilma Rousseff (PT) e do Planejamento no governo Lula, em entrevista ao jornal Jota, Lula teria falado explicitamente que quer que isso seja observado. […]

today1 de dezembro de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%