G1 Santos

Operação Escudo completa 30 dias com mais de 600 presos e 22 mortes na Baixada Santista; veja a cronologia

today27 de agosto de 2023 18

Fundo
share close

De acordo com a SSP, em 30 dias, foram presas 634 pessoas. Destas, 240 eram foragidas da Justiça pelos mais diversos crimes, desde falta de pagamento de pensão até roubo à mão armada, sequestro e homicídio.

Entre os presos em flagrante e os que eram procurados estão criminosos com várias passagens policiais, líderes de facção e traficantes.

Irmãos suspeitos de envolvimento na morte de PM da Rota foram presos em SP — Foto: Reprodução



Confira a cronologia da Operação Escudo em 30 dias:

28 de julho – Patrick Bastos Reis foi atingido próximo ao tórax, em local próximo ao túnel da Vila Julia. O agente chegou a ser atendido no Pronto Atendimento da Rodoviária (PAM) na cidade, mas não resistiu.

PM da Rota morto era da capital de SP e estava em serviço quando foi atingido por criminosos — Foto: Arquivo Pessoal

O homem tinha passagens por tráfico, roubo, receptação, resistência e desacato. Condenado a 12 anos de prisão, estava foragido desde março, quando recebeu o benefício da saída temporária e não retornou mais ao sistema prisional.

Viaturas da Rota e da Polícia Civil durante Operação Escudo em Guarujá, SP — Foto: Carlos Abelha

7 de agosto – PMs que faziam patrulhamento pela Operação Escudo fazem abordagem de rotina a um homem e, ao consultar sua identidade, descobrem que havia um mandado contra ele por homicídio. O homem foi preso.

11 de agosto – PM Ambiental prende dois homens por tráfico de drogas no bairro Paecará, no Guarujá. Ainda foram apreendidas 50 porções de drogas, entre crack e maconha, e dinheiro do tráfico

13 de agosto – Policiais do 5º Batalhão de Ações Especiais (Baep) prendem “Patinho”, integrante de uma facção criminosa procurado por homicídio no bairro Paecará, no Guarujá. Também foram apreendidas uma pistola calibre 9 mm, 21 munições e três carregadores.

Ele tem passagens por homicídio de um policial, porte ilegal de arma, tráfico de drogas, receptação e desobediência, e estava foragido desde 2021, quando deixou a prisão em saída temporária

Jeffinho, criminoso que desfilou com fuzil e debochou da Polícia estava foragido após não voltar de ‘saidinha’ — Foto: Reprodução

23 de agosto – “Vitinho” é preso por policiais civis em uma casa de alto padrão no Guarujá, após ser localizado por investigadores. Ele também aparece no vídeo gravado na Vila Baiana com uma pistola pelas ruas. A ação contou com apoio das equipes da DISE e do GOE. Ele tem passagem por roubo e estava foragido depois de não retornar da saída temporária.

PC prende criminoso que desfilou com fuzil e debochou de forças policiais no litoral de SP

PC prende criminoso que desfilou com fuzil e debochou de forças policiais no litoral de SP

Além das prisões em flagrante e de foragidos da Justiça, as forças de segurança que atuam na Operação Escudo apreenderam 84 armas ilegais e 905 kg de entorpecentes, causando um prejuízo ao tráfico de drogas que já passa de R$ 2 milhões.

A cabo Najara Gomes e o soldado Pablo Uriel da Silva foram baleados em Santos, SP — Foto: Reprodução

Delegado Thiago Selling da Cunha está na Polícia Federal há 13 anos — Foto: Reprodução

A SSP informou, por fim, que “durante os 30 dias de operação e as centenas de prisões, em 22 abordagens os suspeitos reagiram, entraram em confronto com os policiais e acabaram morrendo”.

A pasta acrescentou que todos estes casos são investigados pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santos, com apoio de equipes do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jovem-descobre-ter-sido-baleado-na-cabeca-apos-ouvir-barulho-de-tiro-e-se-abaixar-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Jovem descobre ter sido baleado na cabeça após ouvir barulho de tiro e se abaixar no litoral de SP

Caso aconteceu no bairro Vila Margarida, em São Vicente. Equipe policial foi acionada ao Hospital do Vicentino, que atendeu a vítima do disparo. — Foto: Prefeitura de São Vicente/Divulgação Um jovem de 18 anos foi baleado na cabeça enquanto estava andando em uma rua de São Vicente, no litoral de São Paulo. De acordo com o boletim de ocorrência, obtido pelo g1 neste domingo (27), ele se abaixou ao ouvir […]

today27 de agosto de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%