G1 Santos

Operação Verão no litoral de SP tem mais 600 presos e 21 mortos, diz secretário de Segurança

today14 de fevereiro de 2024 2

Fundo
share close

O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, divulgou um balanço de prisões, apreensões e mortes decorrentes da Operação Verão na Baixada Santista. Desde a primeira fase, iniciada em dezembro do ano passado, as forças de segurança já prenderam 604 suspeitos, apreenderam 113,2 quilos de drogas e 68 armas ilegais. Até o momento 21 pessoas foram mortas.

De acordo com Derrite, a Operação Verão se encontra na terceira fase. Em vídeo no Instagram, Derrite recordou prisões relevantes e mortes decorrentes de confrontos entre suspeitos e policiais nos primeiros meses de 2024 (veja abaixo).

Uma das presas citadas pelo secretário é Karen de Moura Tanaka Moris, também conhecida como ‘Japa do crime’, suspeita de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas na Baixada Santista, para a principal facção criminosa do estado. Ela era viúva de Wagner Ferreira da Silva, o ‘Cabelo Duro’, um dos chefes da organização executado a tiros em 2018.



Derrite ainda recordou a prisão de um homem conhecido como ‘Nego Boy’, apontado como chefe do tráfico na comunidade onde o PM da Rota Samuel Wesley Cosmo foi baleado em Santos. O g1 apurou que Caio Vinicius de Almeida mantinha conversas no celular com outros suspeitos sobre o crime.

“Agora, na terceira fase da operação, infelizmente vários confrontos aconteceram, entre eles um indivíduo apontado como uma das maiores lideranças do crime organizado aqui na Baixada foi neutralizado pelas tropas que estão combatendo o crime organizado”, afirmou Derrite.

Um homem, de 33 anos, morreu após ser baleado por policiais militares durante confronto no Saboó, em Santos, na manhã desta quarta-feira. Com essa ocorrência, chegou a 21 o número de suspeitos mortos desde o reforço no policiamento da Baixada Santista pela Operação Verão.

Segundo Derrite, a operação contou com um atirador designado, ferramenta operacional das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). O responsável disparou a cerca de 60 metros de distância do suspeito.

De acordo com a SSP, policiais militares estavam em diligências em uma região de tráfico de drogas quando foram surpreendidos com disparos na Rua da Colina.

Até o momento, 21 suspeitos foram mortos desde o reforço no policiamento da Baixada Santista pela Operação Verão. As mortes começaram após o reforço do policiamento com o assassinato do PM das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Samuel Wesley Cosmo.

Em nota, a SSP afirmou que todos os casos são rigorosamente investigados pela 3ª Delegacia de Homicídios da Deic de Santos, com o acompanhamento do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Segundo a SSP em uma semana, desde que foi desencadeada a 3ª Fase da Operação Verão, 604 pessoas foram detidas, sendo 217 procurados, além de 113,2 quilos de drogas apreendidas; 58 veículos recuperados e 68 armas ilegais apreendidas.

Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP

Vídeo mostra o PM da Rota sendo baleado no rosto em viela no litoral de SP

A Polícia Militar prendeu, nesta quarta-feira, o suspeito de matar o PM da Rota Samuel Wesley Cosmo. Kaique Coutinho do Nascimento, de apelido ‘Chip’, foi detido em Uberlândia, em Minas Gerais. O crime aconteceu em Santos, no litoral de São Paulo.

O policial foi baleado durante patrulhamento na Praça José Lamacchia, no bairro Bom Retiro, no último dia 2 de fevereiro. Ele chegou a ser levado para a Santa Casa de Santos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O g1 apurou junto à Polícia Militar que ‘Chip’ foi preso no Bairro Gavea. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, por meio das redes sociais.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

suspeito-de-matar-pm-da-rota-em-sp-foi-preso-em-apartamento-ligado-ao-trafico-de-drogas-em-mg

G1 Santos

Suspeito de matar PM da Rota em SP foi preso em apartamento ligado ao tráfico de drogas em MG

Kaique Coutinho do Nascimento, de apelido 'Chip', foi detido nesta quarta-feira (14), no Setor Sul de Uberlândia. Crime aconteceu em Santos, no litoral paulista. PM da Rota Samuel Wesley Cosmo (à esq.) morreu após ser baleado por Kaique Coutinho do Nascimento, o 'Chip' (à dir.) — Foto: Reprodução e Divulgação/Polícia Civil O apartamento onde o suspeito de matar o PM da Rota Samuel Wesley Cosmo foi preso está ligado ao […]

today14 de fevereiro de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%