O Brasil carece de grandes investimentos em infraestrutura para alcançar desenvolvimento competitivo e sustentável, principalmente após o surgimento da pandemia da Covid-19.
É urgente alavancar a eficiência do setor portuário para colaborar com a melhoria do ambiente de negócios no país, reduzindo os custos das transações comerciais e gerando empregos e renda.
Esta necessidade foi citada por José Perboyre Ferreira Gomes, coordenador de assuntos logísticos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), durante o Summit Portos 2022. Para ele, a pandemia acabou potencializando ainda mais a necessidade de olhar para o futuro na parte de escoamento da produção.
Os armadores estão investindo em navios maiores, que superam a capacidade dos nossos portos. Sabemos que são precisos muitos investimentos
— afirmou José.
De acordo com o professor e consultor na área de infraestrutura, Gesner Oliveira, a entrada de novos investidores é a resposta para que os portos brasileiros consigam atingir um novo patamar de oferta de serviços. Para ele, um dos pontos para atrair players, é a verticalização do setor, onde a redução das tarifas e aumento na movimentação de contêineres traria um bom retorno para os interessados.
Durante sua fala, Gesner ainda afirma que esess benefícios da verticalização não se encerram nos terminais, e trazem vantagens para toda a cadeia logística dos portos
Painel Diagnóstico do Setor Portuário
No primeiro painel do evento, o consultor na área de infraestrutura, economista e professor da FGV, Gesner Oliveira também citou a importância do Brasil estar nas principais rotas internacionais para que se tenha ainda mais avanço no setor.
Segundo ele, atualmente o país está fora do jogo, mas que não deve entregar os pontos justamente por ser uma potência agro.
O SUMMIT PORTOS 2022 – Capacidade e Competitividade foi realizado pelo Grupo Tribuna. O evento aconteceu no dia 1º de setembro no Brasília Palace Hotel, em Brasília-DF.
A programação foi transmitida ao vivo pela plataforma do evento, com tradução simultânea. Todo o Summit Portos pode ser assistido no YouTube:
Publicar comentários (0)