G1 Santos

Pandemia acentua necessidade de portos brasileiros olharem para o futuro

today13 de setembro de 2022 9

Fundo
share close

Coordenador da ABPA falou sobre o assunto durante o primeiro painel do Summit Portos 2022

O Brasil carece de grandes investimentos em infraestrutura para alcançar desenvolvimento competitivo e sustentável, principalmente após o surgimento da pandemia da Covid-19.

É urgente alavancar a eficiência do setor portuário para colaborar com a melhoria do ambiente de negócios no país, reduzindo os custos das transações comerciais e gerando empregos e renda.



Esta necessidade foi citada por José Perboyre Ferreira Gomes, coordenador de assuntos logísticos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), durante o Summit Portos 2022. Para ele, a pandemia acabou potencializando ainda mais a necessidade de olhar para o futuro na parte de escoamento da produção.

Os armadores estão investindo em navios maiores, que superam a capacidade dos nossos portos. Sabemos que são precisos muitos investimentos

— afirmou José.

De acordo com o professor e consultor na área de infraestrutura, Gesner Oliveira, a entrada de novos investidores é a resposta para que os portos brasileiros consigam atingir um novo patamar de oferta de serviços. Para ele, um dos pontos para atrair players, é a verticalização do setor, onde a redução das tarifas e aumento na movimentação de contêineres traria um bom retorno para os interessados.

Durante sua fala, Gesner ainda afirma que esess benefícios da verticalização não se encerram nos terminais, e trazem vantagens para toda a cadeia logística dos portos

Painel Diagnóstico do Setor Portuário

No primeiro painel do evento, o consultor na área de infraestrutura, economista e professor da FGV, Gesner Oliveira também citou a importância do Brasil estar nas principais rotas internacionais para que se tenha ainda mais avanço no setor.

Segundo ele, atualmente o país está fora do jogo, mas que não deve entregar os pontos justamente por ser uma potência agro.

O SUMMIT PORTOS 2022 – Capacidade e Competitividade foi realizado pelo Grupo Tribuna. O evento aconteceu no dia 1º de setembro no Brasília Palace Hotel, em Brasília-DF.

A programação foi transmitida ao vivo pela plataforma do evento, com tradução simultânea. Todo o Summit Portos pode ser assistido no YouTube:

SUMMIT PORTOS conteúdo de responsabilidade do anunciante

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-torna-facultativo-o-uso de-mascaras-no-transporte-publico

Prefeitura de Guarujá

Guarujá torna facultativo o uso de máscaras no transporte público

Uso da proteção facial continua obrigatória nas unidades de Saúde públicas e privadas e ILPIs  A Prefeitura de Guarujá decretou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a covid-19 no transporte público, que a partir de agora passa a ser facultativo. A medida sanitária segue a prática adotada pelo Governo Estadual e foi tomada em reunião extraordinária do Gabinete de Gestão de Crise, no final da tarde […]

today13 de setembro de 2022 32

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%