G1 Mundo

Papa Francisco está estável, mas inflamação no pulmão persiste, diz Vaticano

today29 de novembro de 2023 5

Fundo
share close

Durante sua audiência semanal realizada no início do dia no Vaticano, Francisco, de 86 anos, parecia ofegante e falou pouco, segundo testemunhas da Reuters.

O pontífice segue fazendo tratamento com antibióticos para curar a infecção.

Papa já teve problemas pulmonares



Em 2013, o Vaticano revelou que o Papa Francisco teve parte de um pulmão retirado, por conta de uma doença respiratória, quando era jovem.

“Jorge Mario Bergoglio [nome do atual pontífice] teve três dias terríveis, ficou entre a vida e a morte quando tinha 21 anos. Tinha muita febre, ficava abraçado à sua mãe e dizia: ‘O que está acontecendo comigo?’ Os médicos estavam desconcertados e não sabiam o que responder”, descreveu a jornalista Francesca Ambrogetti sobre o estado do jovem futuro Papa Francisco em seu livro “El Jesuíta” (“O Jesuíta”).

“O diagnóstico indicou uma pneumonia grave e que ele tinha três cistos no pulmão. A doença foi controlada e, depois de um tempo, Bergoglio foi submetido a uma cirurgia para remover a parte superior do pulmão direito”, explicou a jornalista no terceiro capítulo da obra.”

Em junho de 2023, o Vaticano informou que Francisco passou por uma cirurgia abdominal de três horas sob anestesia geral e que não houve complicações.

Desde 2022, Francisco conta com um assistente pessoal de saúde, uma enfermeira, que o acompanha de forma permanente. O papa usa cadeira de rodas desde maio do ano passado devido a dores no joelho direito.

No ano anterior, 2021, o pontífice passou 10 dias no hospital Gemelli para uma operação de cólon. O papa explicou mais tarde que esta operação o deixou com sequelas, e que ele decidiu descartar uma cirurgia no joelho.

Já se sabia que ele sofre de uma dor ciática crônica que o obriga a mancar, motivo pelo qual ele teve que renunciar às cerimônias oficiais em algumas ocasiões.

Em entrevista recente ao médico e jornalista argentino Nelson Castro, o pontífice afirmou que quando residia na Argentina tratou dores nas costas com acupuntura chinesa, que sofria de cálculos na vesícula biliar e que, em 2004, teve um problema cardíaco temporário devido a um ligeiro estreitamento de uma artéria.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

por-que-bukele-vai-sair-da-presidencia-de-el-salvador-por-6-meses

G1 Mundo

Por que Bukele vai sair da Presidência de El Salvador por 6 meses

"Primeiramente, como todos sabem, dentro de aproximadamente três dias, vou solicitar uma licença à Assembleia Legislativa para me dedicar à campanha, e não estarei exercendo o cargo de presidente", disse o mandatário. Bukele não especificou quem o substituirá no cargo nos seis meses que restam até o final de seu mandato de cinco anos, em 1º de junho. Com essa decisão de pedir licença, o governo e analistas afins afirmam […]

today29 de novembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%