G1 Mundo

Papa provoca polêmica com Ucrânia ao falar sobre grandeza da história russa

today29 de agosto de 2023 12

Fundo
share close

O Papa Francisco recebeu fortes críticas da Ucrânia – depois de ter feito comentários sobre a grandeza da história e da cultura da Rússia. O embaraço diplomático entre a Ucrânia e a Santa Fé foi aberto após um discurso de Francisco, via internet, para estudantes da 10ª Jornada da Juventude Católica da Rússia, realizada em São Petersburgo, em 25 de agosto.

No vídeo, o Papa aconselhou os jovens a não se esquecerem da sua herança cultural:

“Vocês são os herdeiros da grande Rússia: dos santos, de governantes como Pedro I, e Catarina II, desse império – grande, iluminado, de grande cultura e de grande humanidade”, disse Francisco.



O governo ucraniano reagiu com indignação a fala do Papa, afirmando que Francisco fez propaganda imperialista. O porta-voz do ministério das relações exteriores da Ucrânia, Oleg Nikolenko, escreveu nas redes que é com esse argumento de salvar ‘a grande mãe Rússia’ que o Kremlin justifica o assassinato de milhares de homens e mulheres ucranianos, e a destruição de centenas de cidades e aldeias do pais. E ainda completou: “em nossa opinião, o Papa devia abrir os olhos da juventude russa para o curso destrutivo da atual liderança russa”.

O governo ucraniano reagiu com indignação a fala do Papa sobre grandeza da história e da cultura da Rússia causam polêmica — Foto: Reprodução/TV Globo

Em Kiev, a nunciatura da Igreja Católica retrucou que o pontífice nunca encorajou ideias imperialistas e que ele é um ferrenho opositor e crítico de qualquer forma de imperialismo ou colonialismo, contra todos os povos e em quaisquer situações.

Em uma nota, o porta voz do Vaticano, Matteo Bruni, afirmou que o Papa quis encorajar os jovens, a preservar e promover tudo o que há de positivo na grande vida cultural e na espiritualidade russas, citando os governantes, como referencias de determinados períodos históricos.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, saudou as palavras do Papa Francisco, as considerou gratificantes e ressaltou que francisco conhece a história russa. Segundo a imprensa italiana, um sinal de diálogo se fortalece entre o Vaticano e Moscou, depois das tensões dos meses anteriores. Embora agora o confronto com Kiev pode não ser fácil de suavizar.

Outras crises diplomáticas

Essa não é a primeira crise diplomática entre a Ucrânia e a santa Fé. Nas varias vezes em que o Papa se propôs a mediar as negociações de paz, entre a Rússia e a Ucrânia, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky não recebeu bem e impôs ao papa o seu plano de plano de paz.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tempestade-idalia-vira-furacao-e-deixa-14-milhoes-de-pessoas-em-estado-de-alerta-na-florida,-nos-eua

G1 Mundo

Tempestade Idália vira furacão e deixa 14 milhões de pessoas em estado de alerta na Flórida, nos EUA

O Idália se intensificou depois de passar por Cuba e é previsto que atinja o território americano na quarta-feira (30), atingindo a categoria 3 em uma escala que vai até 5. Furacão Idália se aproxima da Flórida e deixa população em alerta A tempestade tropical Idália ganhou força e virou um furacão, seguindo em direção ao estado americano da Flórida, onde pelo menos 14 milhões de pessoas estão em estado […]

today29 de agosto de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%