G1 Mundo

Parlamentares da Geórgia trocam socos em sessão sobre lei ‘inspirada na Rússia’; veja vídeo

today6 de março de 2023 9

Fundo
share close

Parlamentares da Geórgia se envolveram em uma briga generalizada nesta segunda-feira (6), enquanto um comitê debatia uma controversa lei que regulamentaria “agentes estrangeiros” que, segundo os críticos, é inspirada em uma legislação excessivamente rigorosa da vizinha Rússia.

A lei exigiria que as organizações que recebem mais de 20% de seu financiamento do exterior se registrassem como “agentes estrangeiros” e se submetessem ao monitoramento do Ministério da Justiça, ou enfrentassem pesadas multas.

Um vídeo de dentro do prédio do Parlamento em Tbilisi, capital da Geórgia, mostra a confusão entre os legisladores depois que o presidente do comitê pareceu atacar o líder do partido de oposição, que é contrário à lei.



O bloco governista anunciou no mês passado que apoiava a legislação, que ainda precisa passar por outras etapas de aprovação antes de se tornar lei.

Os críticos a compararam a uma lei russa de 2012, que tem sido constantemente expandida desde então e usada para reprimir a sociedade civil e a mídia independente da Rússia. Eles classificaram a lei como símbolo de uma mudança autoritária na Geórgia.

Irakli Pavlenishvili, ativista dos direitos civis e político da oposição, disse: “A legislação russa que agora é proposta no parlamento é contra os interesses nacionais da Geórgia, contra nossas aspirações europeias”.

A presidente da Geórgia, Salomé Zourabichvili, disse que vetará a lei, que, segundo ela, colocará em risco as esperanças da Geórgia de se juntar à União Europeia e à Otan. O Parlamento pode anular um veto presidencial.

O site de notícias independente OC-Media citou Irakli Beraia, um legislador do partido governista, chamando os oponentes da lei de espiões. O partido diz que continua empenhado em um dia aderir à União Europeia.

No mês passado, mais de 60 organizações da sociedade civil e meios de comunicação disseram que não cumpririam a legislação se ela se tornasse lei.

Parlamentares da Geórgia trocam socos em sessão que debatia uma controversa lei para controlar empresas financiadas por capital externo em 6 de março de 2023 — Foto: Khatuna Samnidze via Reuters

Manifestantes pedem que parlamento não aprove ‘lei russa’ na Geórgia em 6 de março de 2023 — Foto: Reuters/Reprodução




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sem-armas,-soldados-russos-usam-pas-do-seculo-xix-para-lutar,-diz-inteligencia-do-reino-unido

G1 Mundo

Sem armas, soldados russos usam pás do século XIX para lutar, diz inteligência do Reino Unido

Segundo relatório do Ministério da Defesa britânico, reservistas enviados por Moscou ao país vizinho foram ordenados a atacar bases ucranianas com o instrumento, o que pode indicar escassez de armas no Exército russo. Governo britânico afirma que reservistas russos estariam enfrentando escassez de munição Sem armas suficientes, um grupo de reservistas russos enviados para lutar na Ucrânia recebeu ordens para entrar em um campo de batalha contra tropas de Kiev […]

today6 de março de 2023 25

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%