G1 Santos

Parques de SP recebem plantio de 100 mudas de árvores

today3 de setembro de 2023 19

Fundo
share close

A cidade de Cubatão (SP) plantou 100 mudas, de 10 diferentes espécies de árvores nativas em dois dos parques municipais: o Cotia-Pará e o Perequê. A iniciativa vai contribuir para o fortalecimento da conscientização ambiental e do ecossistema.

De acordo com a administração foram plantadas 10 mudas Jerivás (Syagrus romanzoffiana), 10 da espécie Jussara (Euterpe edulis), 10 Araçás-vermelhos (Psidium cattleianum), 10 Aroeiras (Schinus), 10 Pitangas (Eugenia uniflora), 10 Ingás Edulis, 10 Carne de Vaca (Clethra scabra), 10 Araribás (Centrolobium tomentosum), 10 Pêssegos da Mata (Eugenia myrcianthes) e 10 Paineiras (Chorisia speciosa).

A ação faz parte do Projeto Guará-Vermelho, uma iniciativa da Ong Nudaer em parceria com a Petrobras, que disponibiliza os recursos por meio do Programa Petrobras Socioambiental, cujo intuito é promover a recuperação, conservação e preservação ambiental, da biodiversidade e do ecossistema da bacia hidrográfica dos rios Cubatão e Casqueiro, bem como os seus afluentes.



As escolha das mudas considerou as características específicas locais, como clima, solo e vegetação, garantindo benefícios, adaptação e um crescimento saudável dessas árvores. Entre as mais de 10 selecionadas, algumas se destacam pelo seu potencial ecológico, são elas:

  • Jerivá – Devido à sua forma e tamanho, é ideal para fornecer sombra em áreas externas, muito útil em regiões de clima quente. Suas folhas e troncos contribuem para a ciclagem de nutrientes no solo. Além disso, as sementes podem ser uma fonte de alimento para alguns animais silvestres.
  • Araçá-Vermelho – Os frutos são uma fonte de alimento para diversas aves e outros animais, o que pode contribuir para a biodiversidade local. Esta árvore também chama a atenção por suas folhas brilhantes e flores brancas ou rosadas, que aparecem na primavera e no verão.
  • Ingá Edulis – É benéfica para a vida selvagem e se destaca como uma opção eficaz para recuperar solos degradados, pois suas raízes ajudam a estabilizar o solo e prevenir a erosão.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

desfiles-da-semana-da-patria-alteram-transito-em-guaruja

Prefeitura de Guarujá

Desfiles da Semana da Pátria alteram trânsito em Guarujá

Mudanças acontecem na Avenida Rio Amazonas, no Perequê  e na Avenida Santos Dumont, em Vicente de Carvalho Em função dos desfiles alusivos à Semana da Pátria, que acontecem nesta segunda-feira (4) e quarta-feira (6), respectivamente no Perequê e em Vicente de Carvalho, o trânsito local sofrerá alterações. Na segunda-feira (4), o desfile cívico acontece no Perequê. A partir das 7 horas, a Avenida Rio Amazonas será interditada nos trechos entre […]

today3 de setembro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%