Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
Eder Santos é natural de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, e mora na Irlanda. Ao relembrar como estava uma das vítimas, o baiano não conteve as lágrimas.
“A criança estava com a mão sangrando, o rosto sujo de sangue e com o olhinho entreaberto”, detalhou emocionado.
Ele contou que estava a caminho de casa, de bicicleta, quando viu a situação depois de escutar uma mulher gritar do outro lado da rua.
“Eu olhei e vi o homem golpeando o peito da cirança. Ele colocou a criança contra a grade e deu de três a quatro golpes de faca no peito da criança”.
“Eu desci da minha bicicleta, tinha outro rapaz que estava pedalando na minha frente, que era irlandês. Ele saiu correndo e eu [também] saí correndo para cima, para tentar parar o agressor”, complementou.
Policial isola área onde crianças foram esfaqueadas no centro de Dublin, na Irlanda, em 23 de novembro de 2023. — Foto: Clodagh Kilcoyne/ Reuters
Depois disso, o baiano disse que lembrava apenas da faca caindo no chão e a única cois que pensou naquele momento foi tirar o objeto do local para que o suspeito não fizesse mais vítimas.
Eu peguei a faca e saí correndo. Atravessei a rua, aonde estava minha bicicleta, e joguei a faca no mato, o mais longe que eu pude
— Eder Santos, baiano que ajudou carioca a parar ataque na Irlanda
Ao voltar para o local do ataque, Eder percebeu que “a situção estava controlada”: o agressor havia sido contido e estava sendo “protegido” por duas mulheres, para que não fosse linchado por populares. Além disso, o socorro e a polícia já haviam sido acionados.
Ainda conforme informou o baiano, uma pessoa que estava no local começou a fazer massagem cardíaca na criança que ele viu ferida e, em questão de minutos, chegou uma ambulância para socorrer as vítimas. Depois, a polícia chegou ao local.
O agressor foi preso e o governo irlandês ainda não identificou as motivações, mas disse não tratar o caso como terrorismo.
Antes do ataque na calçada, ele esfaqueou outras duas crianças e um homem dentro da escola. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos feridos.
Baiano de Feira de Santana ajudou a deter ataque na Irlanda
Na hora do ocorrido, Eder não havia se atentado que suas digitais ficaram registradas na faca do agressor. Mas, quando a adrelina diminuiu, ele entrou em choque e ficou sem saber o que fazer.
“Liguei para o colega que mora comigo, ele é irlandês, e falei: ‘aconteceu uma tragédia, vi um maluco atacando uma criança. Eu peguei na faca, eu me compliquei, e agora, o que faço? Vou para casa ou tenho que falar com a polícia?'”, questionou.
O colega de Eder tentou acalmá-lo por telefone e orientou que ele procurasse a polícia e relatasse o ocorrido, já que tinha sido testemunha do ataque.
“Voltei para onde estava a faca, mas já tinha um policial protegendo a faca e, do lado dele, tinha um francês de 17 anos, o Alan, ele entrou em luta corporal com o agressor. Ele se machucou, estava com um corte no rosto e a mão também estava machucada”, comentou.
“Eu falei para o policial que eu tinha pego a faca, eles [policiais] me levaram rapidamente para a delegacia e me trataram muito bem. Pediriam para que eu ficasse tranquilo. Prestei meu depoimento e, depois, eles me trouxeram para casa. Além disso, estão me dando todo o suporte psicológico, mas está sendo muito difícil para mim”.
Eder Santos foi recebido pelo primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar — Foto: Arquivo Pessoal
As autoridades disseram que 34 pessoas foram presas durante uma série de manifestações anti-imigração. O homem que atacou a escola e foi derrubado por Caio seria estrangeiro.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) desta quarta-feira (29), que permite a responsabilização judicial de empresas jornalísticas por entrevistas que imputem falsamente crimes a terceiros, será comunicada à OEA (Organização dos Estados Americanos) por entidades de imprensa. ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) assinarão o informe endereçado ao relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Pedro José […]
01:00 - 07:00
Waldir Nascimento
07:00 - 08:05
Paulinha Esteves
08:05 - 09:50
Publicar comentários (0)