G1 Mundo

Pelé ganha homenagem em tradicional bairro de Buenos Aires

today7 de janeiro de 2023 7

Fundo
share close

Artista brasileiro Xoxu criou mural no bairro portenho San Telmo poucos dias após morte do Rei do Futebol.


Pelé ganha homenagem em tradicional bairro de Buenos Aires — Foto: Arquivo Pessoal/Xoxu



Dias após a morte do Rei do Futebol, no último 29 de dezembro, Pelé ganhou uma homenagem no tradicional bairro San Telmo, na capital da Argentina. A obra foi feita pelo artista brasileiro Xoxu, que mora na vizinhança de Buenos Aires há cinco anos.

Em entrevista ao g1, o artista contou que já estava planejando pintar um mural em homenagem à atriz e cantora portenha Tita Merello, mas, com o falecimento de Pelé, optou por priorizar o craque. “Comecei a fazer praticamente no mesmo dia”, afirmou Xoxu. “Em quatro dias estava pronto.”

De acordo com ele, a clássica rivalidade do Brasil com a Argentina interferiu muito pouco na reação que os moradores do bairro tiveram acerca da pintura, que foi feita em frente a um mercado local.

“Como a Argentina foi campeã mundial recentemente, o pessoal falava que queria ver um mural do Messi. Inclusive, quando fui pintar, deixei para colocar as cores no fim, até para fazer um pouco de suspense”, disse.

A obra parece ter feito sucesso. “Diria que só uns 10% das pessoas reprovaram, a grande maioria curtiu”, contou.

San Telmo é um bairro tradicional em Buenos Aires e, além de ficar perto do centro turístico da cidade, é uma vizinhança historicamente importante para a comunidade preta da Argentina, pois era majoritariamente povoado por pessoas pretas até recentemente. Este, segundo Xoxu, também foi um fator que influenciou sua decisão por retratar Pelé, um homem preto, no bairro.

“Quero contribuir com fatos históricos, não apenas fazendo desenhos, mas fazendo obras que tenham sentido dentro de um contexto sociocultural para o local onde moro”, afirmou.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

kevin-mccarthy-e-eleito-presidente-da-camara-dos-eua-na-15a-rodada-de-votacao

G1 Mundo

Kevin McCarthy é eleito presidente da Câmara dos EUA na 15ª rodada de votação

Alguns dos republicanos mais rebeldes, que vinham causando um entrave na decisão do representante decidiram se abster da votação. Com isso, por 216 a 212, McCarthy conquistou a maioria do Congresso e alçou ao cargo de presidente da Câmara dos representantes. Pouco antes, a 14ª rodada, que começou no fim da noite de sexta-feira (6), chegou ao fim sem consenso no início da madrugada deste sábado (7). A Câmara chegou […]

today7 de janeiro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%