G1 Mundo

‘Persona non grata’ e embaixador convocado: quais as consequências para o Brasil após fala de Lula sobre Israel

today20 de fevereiro de 2024 12

Fundo
share close

Presidente comparou os ataques de Israel em Gaza ao holocausto promovido pelos nazistas contra os judeus — período em que mais de 6 milhões de pessoas foram exterminadas.


A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparando as ações contra palestinos em Gaza ao holocausto promovido pelos nazistas contra os judeus (período em que mais de 6 milhões de pessoas foram exterminadas) teve ações e reações imediatas.



O governo israelense submeteu o embaixador brasileiro em Tel Aviv a uma reprimenda pública. Em seguida, declarou Lula “persona non-grata” (ou seja: pessoa que não é bem-vinda em Israel). Em resposta, horas depois, Lula convocou o embaixador Frederico Meyer de volta ao Brasil.

“Eu sou muito cético sobre em que medida Israel consegue sustentar uma oposição, por exemplo, de agravamento às relações diplomáticas a ponto de romper laços com Brasil. Eu acho que isso não vai acontecer.”

E avaliou que Lula “levantou uma bola” para Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, “cortar”.

“A fala do Lula levantou uma bola para o Netanyahu cortar.”

Lula durante visita oficial à Etiópia — Foto: Reprodução/ g1

Para Casarões, a fala de Lula também deu margem para que Netanyahu explorasse estranhamentos que já tinha com o atual governo brasileiro.

“E é claro que ele ia explorar. Ele já tinha uma série de desencontros com com presidente Lula desde o 7 de outubro [dia do ataque do Hamas] por declarações que o Lula deu e por posturas que o Brasil assumiu no Conselho de Segurança da ONU.”

“Então, a gente vê também uma certa continuidade desse estranhamento que culmina nessa mensagem muito forte que é, basicamente, dar uma aula de história. Esse foi o recado que o governo de Israel quis dar o governo brasileiro.”

A fala de Lula sobre o Holocausto e Israel

A fala de Lula sobre o Holocausto e Israel

Por que a fala de Lula sobre Israel ofende os judeus

Por que a fala de Lula sobre Israel ofende os judeus

O que você precisa saber:

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Neste episódio colaborou: Sarah Resende.

VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

vacas-invadem-casa-do-criador-e-‘relaxam’-no-sofa;-veja-video

G1 Mundo

Vacas invadem casa do criador e ‘relaxam’ no sofá; veja VÍDEO

Animais conseguiram entrar, fechar a porta e acender a luz da sala, segundo o fazendeiro Michael Andrew. Caso aconteceu em Redruth, na Inglaterra. Vacas invadem e destroem casa de fazendeiro na Inglaterra Pesos (de ginástica) espalhados pelo chão, lama para todos os lados e vacas relaxando no sofá: esse foi o cenário que o fazendeiro Michael Andrew, de 19 anos, encontrou ao chegar em casa, em Redruth, na Inglaterra. Veja […]

today20 de fevereiro de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%