G1 Mundo

Peru declara emergência de saúde por surto de síndrome de Guillain Barré

today9 de julho de 2023 7

Fundo
share close

O governo peruano declarou emergência nacional de saúde por 90 dias neste domingo (9) devido a um surto incomum de casos de síndrome de Guillain Barré, após a morte de quatro pessoas por essa doença que afeta o sistema nervoso.

A síndrome de Guillain-Barré é uma condição neurológica rara e grave, em que o sistema imunológico do corpo ataca o sistema nervoso periférico. Isso resulta em uma inflamação dos nervos, que por sua vez leva à fraqueza muscular, formigamento, dormência e, em casos mais graves, paralisia. Embora a causa exata seja desconhecida, a síndrome de Guillain-Barré muitas vezes está associada a infecções virais anteriores.

No comunicado do Ministério da Saúde em que foi decretado o estado de emergência nacional, afirma-se que o aumento do número de casos é inusitado. O número de mortos pela síndrome subiu para quatro, e os casos ultrapassaram 180 entre janeiro e julho, segundo novo balanço do ministério.



A emergência abrange as 25 regiões do país.

O ministro da Saúde, César Vásquez, disse que com o estado de emergência o governo vai poder comprar imunoglobulina para o tratamento de pacientes com a doença nos próximos dois anos.

Neurologista tira dúvidas sobre a síndrome de Guillain-Barré

Neurologista tira dúvidas sobre a síndrome de Guillain-Barré




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

comando-central-dos-eua-diz-ter-matado-lider-do-estado-islamico-no-leste-da-siria

G1 Mundo

Comando Central dos EUA diz ter matado líder do Estado Islâmico no leste da Síria

Comunicado informa que ataque de drones realizado em 7 de julho matou Usamah al-Muhajir. Imagem mostra milícias sírias apoiadas pelos EUA procurando membros do Estado Islâmico em Al Hasakah, na Síria, em 28 de janeiro de 2022 — Foto: Baderkhan Ahma/AP "O Comando Central dos EUA realizou um ataque na Síria que resultou na morte de Usamah al-Muhajir, um líder do ISIS no leste da Síria", informa o comunicado. No […]

today9 de julho de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%