G1 Santos

Peruíbe cumpre requisitos para ser a primeira ‘Cidade das Aves’ do Brasil e a segunda da América do Sul; entenda

today17 de março de 2024 10

Fundo
share close

Peruíbe, no litoral de São Paulo, pode se tornar a primeira cidade do Brasil e a segunda da América do Sul a receber o título internacional de ‘Cidade das Aves‘. Conforme apurado pelo g1 neste domingo (17), o prêmio garante apoio financeiro para soluções de problemas ambientais e incentiva ações de conservação das espécies.

A bióloga e idealizadora do Projeto Aves Limícolas, Karina Ávila, de 32 anos, explicou à equipe de reportagem que enviou uma solicitação para as organizações internacionais responsáveis pelo título, a Environment for the Americas e American Bird Conservancy, em julho de 2023.

Mas, para se tornar uma ‘Cidade das Aves’ é preciso cumprir uma série de requisitos. Sendo eles:



  • Celebrar o Dia Mundial das Aves Migratórias
  • Ter áreas de conservação na cidade
  • Não ter praia pet friendly. Os cães e gatos costumam afugentar as aves
  • Programa de castração de cães e gatos
  • Realizar um trabalho de recolhimento de cães e gatos abandonados em áreas naturais
  • Ter uma comunidade envolvida na observação e proteção das aves
  • Leis municipais de proteção às aves
  • Contar com um grupo de proteção às aves
  • Promover eventos ambientais
  • Ter uma ave símbolo

De acordo com Karina, a última etapa para Peruíbe receber o título internacional era a definição de uma ave símbolo. Nestes seis meses, o Projeto Aves Limícolas fez uma pesquisa e ofereceu 30 espécies mais comuns na cidade para uma votação.

Crianças votaram na ave símbolo de Peruíbe por meio de desenhos. Na imagem, o voto foi para o guará-vermelho — Foto: Karina Ávila e Divulgação/Projeto Aves Limícolas

A eleição começou nas escolas, onde as crianças votaram por meio de desenhos. Em seguida, a votação ficou disponível no site da prefeitura. Aproximadamente 2,7 mil moradores se envolveram na causa e aprenderam sobre as espécies para escolher aquela que mais os representava.

A vencedora foi a coruja-buraqueira (Athene cunicularia). “Ela tem um histórico muito forte em Peruíbe. Os ninhos [da espécie] são protegidos e elas podem ser vistas por quase toda a cidade”, afirmou a bióloga.

Agora, com todos os requisitos preenchidos, a cidade aguarda a vinda do embaixador da Environment for the Americas, Miguel Matta, em uma cerimônia prevista para o segundo semestre de 2024. Ele dará o título internacional de ‘Cidade das Aves’ para Peruíbe.

Com isso, a bióloga afirmou que a cidade será a primeira do Brasil e a segunda da América do Sul a ser reconhecida. Municípios da Colômbia, México e Estados Unidos já conquistaram o título internacional.

“Vai ser uma cidade reconhecida a nível internacional, o que vai fomentar as ações para conservação das aves, o ecoturismo e teremos a oportunidade de concorrer a editais de verbas internacionais”, finalizou Karina.

Ave ‘enigmática’ que não era vista desde 2010 foi registrada em Peruíbe (SP) — Foto: Sandra Pentristo

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

numero-de-infectados-por-covid-19-cresce-182%-na-baixada-santista

G1 Santos

Número de infectados por Covid-19 cresce 182% na Baixada Santista

Os casos de Covid-19 na Baixada Santista tiveram alta de 182% entre janeiro e fevereiro deste ano. Um levantamento realizado pelo g1, neste domingo (17), revelou que, somadas, sete das nove cidades registraram 1.239 casos no último mês, ante 438 em janeiro. Mongaguá não informou os dados comparativos, enquanto Praia Grande disse não contabilizar mais o número de infectados. (confira a tabela abaixo) Itanhaém foi a cidade com a maior […]

today17 de março de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%