G1 Santos

Pescadores podem receber mais de R$ 600 por resíduos retirados do mar em Guarujá; entenda

today7 de novembro de 2023 5

Fundo
share close

A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, está com inscrições abertas para o Programa Mar Sem Lixo, que pagará até R$ 653 em cartão alimentação aos pescadores artesanais que entregarem resíduos recolhidos em redes de arrasto. Os benefícios podem ser solicitados a partir da entrega de um quilo de material recolhido.

O recurso faz parte de uma iniciativa de conservação marinha da Fundação Florestal do Governo do Estado de São Paulo. De acordo com a entidade S.O.S. Rio do Peixe, mais de sete toneladas de lixo foram encontradas nas zonas costeiras do litoral paulista em apenas 12 meses.

Benefícios podem ser solicitados a partir da entrega de um quilo de material recolhido. — Foto: Divulgação/Fundação Florestal



Os interessados devem se cadastrar até a próxima quarta-feira (15), das 9h as 16h, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) ou na Colônia de Pesca de Guarujá, na orla da Praia do Perequê. A Colônia será o ponto de entrega a partir de 24 de novembro.

Aos pescadores serão pedidos os seguintes documentos: cópias do RG e CPF, Sistema de Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) ou do protocolo inicial, e uma declaração que comprove as atividades de produção do profissional.

Para se tornar um Provedor de Serviços Ambientais (PSA), o pescador deve residir no município.

Durante os períodos de defeso do camarão, quando o arrasto da espécie é proibido, não haverá pagamento do benefício, exceto por indicação da Fundação Florestal.

Segundo o secretario municipal de Meio Ambiente, Ricardo de Souza, a nova política pública fortalecerá a causa ambiental, incentivará práticas sustentáveis e trará mais reconhecimento ao trabalho árduo dos pescadores da região.

Pescadores interessados devem se cadastrar até a próxima quarta-feira (15) na Seman, em Guarujá (SP) — Foto: Reprodução/Fundação Florestal

Embasamento para políticas públicas

Ao serem recolhidos e submetidos a triagem, os resíduos serão registrados em uma base de dados que considerará aspectos como ‘tipo’ e ‘fontes geradoras’ para embasamento científico. A sistematização dessas informações permitirá subsídios à pesquisas e futuras políticas públicas.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guarujaense-conquista-ouro-e-prata-em-meeting-paralimpico-de-natacao

Prefeitura de Guarujá

Guarujaense conquista ouro e prata em Meeting Paralímpico de Natação

Cristian da Costa Cruz é aluno do Caec Márcia Regina e disputa para garantir vaga em campeonatos de 2024 O guarujaense Cristian da Costa Cruz conquistou medalhas de ouro e prata no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Natação. Cristian é aluno do Centro de Atividades Educacionais Comunitárias (Caec) Márcia Regina dos Santos, no Jardim Boa Esperança. A competição foi realizada na última sexta-feira (3). A disputa aconteceu na categoria 50 metros rasos, em que o […]

today7 de novembro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%