G1 Santos

Pessoas com deficiência poderão realizar trilhas em Bertioga, SP, usando cadeiras adaptadas

today20 de maio de 2024 2

Fundo
share close

Pessoas com Deficiência (PCDs) ou com mobilidade reduzida poderão realizar trilhas em Bertioga, no litoral de São Paulo, de forma acessível. Em breve, a prefeitura receberá seis cadeiras do modelo Julietti, desenvolvidas para quem deseja um contato direto com a natureza em segurança.

A administração municipal informou que as aquisições são fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Um convênio com o estado será assinado.

As cadeiras adaptadas estarão disponíveis nas trilhas de Guaratuba e do Itaguaré. Elas devem ser guiadas por duas pessoas e têm condições de acessar áreas montanhosas.



Depois da chegada das cadeiras, os profissionais do ecoturismo ligados às associações Bertioguense de Ecoturismo (Abeco) e dos Monitores Locais de Bertioga (Amolb) receberão um treinamento para acompanhar as PCDs. O valor do investimento ainda não foi divulgado.

Trilha de Guaratuba, em Bertioga (SP) — Foto: Parque Estadual Restinga de Bertioga/Divulgação

A trilha de Guaratuba é a mais famosa. Lá, há dois atrativos naturais: o Poço do Limão e uma cachoeira cristalina. Segundo o presidente da Abeco, Cristiano Borges, o local foi o que mais recebeu infraestrutura nos últimos anos devido à alta procura.

De acordo com a prefeitura, a trilha de Guaratuba é bastante acessível e considerada de nível médio. É exigido que um monitor ambiental acompanhe a atividade. O percurso de 8 km, ida e volta, é praticamente plano.

A trilha do Itaguaré, por sua vez, tem um percurso de 2km ida e volta, e pode ser feita sem a presença do monitor. No caso de atividade pedagógica ou realizada por agências de fora da cidade, é necessária a condução por um profissional.

Junto ao pequeno ‘Ben’, Juliana e Guilherme se aventuram pelas matas do Brasil e do mundo — Foto: ONG Montanha Para Todos

As cadeiras adaptadas têm esse nome em homenagem a uma mulher chamada Juliana Tozzi, que tem câncer e uma síndrome neurológica rara. O marido dela, o engenheiro Guilherme Cordeiro, desenvolveu uma cadeira acessível para que pudessem fazer trilhas juntos pelas montanhas.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video-mostra-dupla-invadindo-ginasio-e-furtando-doacoes-para-o-rio-grande-do-sul

G1 Santos

Vídeo mostra dupla invadindo ginásio e furtando doações para o Rio Grande do Sul

De acordo com a prefeitura, as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) foram acionadas para atender a ocorrência após os homens, de 30 e 34 anos, invadirem o ginásio, que estava fechado. Os suspeitos fugiram, mas acabaram detidos nas proximidades do ponto de arrecadação. Os guardas chegaram à dupla após terem sido informados sobre as características dos ladrões, que foram registrados por câmeras de monitoramento do ginásio e das ruas […]

today20 de maio de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%