G1 Santos

PF realiza operação contra organização criminosa que atua na adulteração de combustíveis

today8 de fevereiro de 2024 10

Fundo
share close

A Polícia Federal deflagrou a ‘Operação Boyle’, nesta quinta-feira (8), com objetivo de combater uma organização criminosa suspeita de ter importado, produzido e distribuído irregularmente metamol – álcool metílico – destinado à adulteração de combustíveis. A ação foi realizada em Bertioga, no litoral de São Paulo, e em outras quatro cidades do estado.

Ao todo, 15 mandatos de busca e apreensão pela 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores de Capital começaram a ser cumpridos nesta quinta-feira em Bertioga, São Paulo, Santo André, Poá e Arujá.

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) informou que, ao todo, 66 policiais federais, oito servidores da Receita Federal e três promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) participam da operação.



O g1 entrou em contato com a PF para mais informações sobre a operação e quantos mandatos foram cumpridos em Bertioga, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

As investigações começaram em maio de 2023, quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão tanque carregado com mais de 30 litros de metanol, sem nenhuma documentação fiscal.

O produto foi periciado pela Agência Nacional do Petróleo e o Setor Técnico da Polícia Federal, que confirmaram que tratava-se de álcool metílico, preparado para ser usado irregularmente como combustível.

A PF identificou dois núcleos beneficiários da adulteração dos combustíveis. Os dirigentes das empresas envolvidas teriam movimentado valores incompatíveis com sua capacidade financeira. O quadro evidencia o uso de ‘laranjas’ para ocultar os reais beneficiários do esquema criminoso.

Os crimes foram investigados como organização criminosa, transporte ilegal de produto perigoso, descaminho, crimes contra e economia e lavagem de dinheiro. Segundo a PF, a legislação brasileira impede o uso do metanol como combustível, tanto que a destinação do produto é restrito.

O uso da substância é permitido como matéria-prima para fins de sintetização de produtos químicos usados na produção de adesivos, solventes, pisos e revestimentos.

A ‘Operação Boyle‘ recebeu esse nome em homenagem ao físico e químico Roberto Boyle, que foi o primeiro a realizar o método de destilação da madeira para obtenção do metanol, que também é conhecido como ‘álcool da madeira’.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bertioga-tera-blocos,-bailes-e-desfiles-de-escolas-de-samba-no-carnaval-2024;-veja-a-programacao

G1 Santos

Bertioga terá blocos, bailes e desfiles de escolas de samba no Carnaval 2024; veja a programação

Blocos, bailes carnavalescos e desfiles de escolas de samba do município são as atrações do Carnaval de Bertioga, no litoral de São Paulo. A programação acontece de 9 a 12 de fevereiro, nos bairros Centro, Vista Linda e Boraceia. As comemorações começarão às 19h, na Tenda de Eventos, no Centro, com desfile do bloco das Vaquinhas e um show na Tenda. No sábado (10), o destaque é para o bloco […]

today8 de fevereiro de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%