G1 Santos

PF realiza Operação Formicida contra o tráfico internacional de drogas no Porto de Santos

today2 de agosto de 2022 24

Fundo
share close

Ação foi realizada em Santos e Guarujá nesta terça-feira (2).

Polícia Federal deflagra segunda fase da operação Formicida — Foto: Polícia Federal



A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (2), a segunda fase da Operação Formicida nas cidades de Santos e Guarujá, litoral de São Paulo. A operação teve a finalidade de desarticular uma associação criminosa voltada para os crimes de tráfico internacional de drogas e associação ao tráfico e que atua no Porto de Santos.

Segundo a PF, os policiais realizaram a operação com o objetivo de cumprir cinco mandados de busca e apreensão e cinco de prisão, cujas penas vão de 8 a 25 anos, além de multa. A deflagração da fase ostensiva da investigação contou com o apoio da Polícia Militar.

Em abril deste ano, a PF realizou a primeira fase da Operação Formicida. Na época, os policiais foram as ruas para cumprir dois mandados de prisão e três de busca e apreensão. Durante a operação, foram apreendidos 328,95 kg de cocaína. “As drogas foram encontradas no porão do navio e no casco do navio”, disse a delegada, na ocasião. A droga seria encaminhada por um navio para a África.

O nome da operação “Formicida” faz alusão à carga de açúcar onde foi encontrada a droga. Somente em 2022, foram apreendidos cerca de 9,625 toneladas de drogas na Baixada Santista, a maioria em terminais do Porto de Santos, de onde seriam exportadas para Europa e África.

De acordo com o informado pela PF, funcionários que trabalham no Porto de Santos eram responsáveis por inserir bolsas com drogas em porões e outros compartimentos de navios que partem para o exterior do país.

Segundo a Polícia Federal, um inspetor de qualidade e outro relacionado a uma agência marítima são suspeitos de estarem envolvidos no esquema.

Polícia Federal cumpre mandados durante Operação Formicida — Foto: Polícia Federal

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mais-de-300-kg-de-cocaina-sao-encontrados-em-carga-de-farelo-de-casca-de-laranja-no-porto-de-santos

G1 Santos

Mais de 300 kg de cocaína são encontrados em carga de farelo de casca de laranja no Porto de Santos

Segundo a Polícia, a droga seguiria para o porto da Antuérpia, na Bélgica. Receita Federal e PF apreendem mais de 300 kg de cocaína no Porto de Santos, SP. — Foto: Divulgação/ Polícia Federal A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal apreenderam cerca de 328 kg de cocaína em um contêiner no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O navio que transportava a droga seguiria para o […]

today2 de agosto de 2022 49

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%