G1 Santos

Pinguim com hipotermia é resgatado após boiar até praia de Bertioga; VÍDEO

today11 de junho de 2022 38

Fundo
share close

Ave foi encontrada na Enseada de Itaguaré e foi encaminhada ao Instituto Gremar para passar por reabilitação.



Pinguim com hipotermia é resgatado por morador de Bertioga após boiar até a praia

Pinguim com hipotermia é resgatado por morador de Bertioga após boiar até a praia

Um jovem pinguim-de-magalhães foi resgatado por um morador, na tarde da última quinta-feira (9), após boiar até uma praia de Bertioga, no litoral de São Paulo. O Instituto Gremar, que faz monitoramento ambiental, foi acionado e encaminhou a ave, que estava debilitada, para o centro de reabilitação da organização.

O líder de pátio de uma garagem de moto aquática, Guilherme Oliveira de Paula, de 30 anos, foi o responsável pelo resgate do pinguim na Praia do Itaguaré. Ele disse que aproveitou o horário de almoço para ir ver o mar e avistou um ‘ponto preto’ ao se aproximar da faixa de areia. “Ele parecia cansado e veio boiando até encalhar”.

Guilherme pegou a ave assim que ela chegou na faixa de areia e pediu para um amigo acionar o Instituto Gremar. “Só o molhei um pouco com a mangueira quando o peguei, depois coloquei nessas caixas de mercado com furos, tampei e deixei ele ‘de boa’ no canto para descansar e se acalmar”.

Ao chegar ao local, os agentes do Instituto Gremar identificaram a ave como um pinguim-de-magalhães jovem, porém debilitado. A ave foi encaminhada para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá, no litoral de São Paulo, onde passou por atendimento veterinário.

Segundo o Gremar, exames constataram que o animal apresentava a chamada “síndrome do pinguim encalhado”, cujos sintomas são desidratação, hipotermia, hipoglicemia e caquexia. A ave segue sendo acompanhada pelo Instituto até que esteja totalmente reabilitada.

Pinguim debilitado é resgatado por morador de Bertioga (SP) na última quinta-feira (9) e encaminhado ao Insituto Gremar. — Foto: Divulgação/ Instituto Gremar

O Instituto Gremar explicou que durante o inverno do Hemisfério Sul, os pinguins-de-magalhães migram de suas colônias reprodutivas no sul da Argentina, Patagônia, Chile e Ilhas Malvinas até o litoral brasileiro em busca de alimento.

“Nessa jornada, é comum que alguns indivíduos não suportem a longa viagem, especialmente, os jovens, que estão realizando a sua primeira migração e são mais inexperientes – o que pode resultar em encalhes deste tipo”, afirmou por meio de nota.

Pinguim debilitado é resgatado por morador de Bertioga (SP) na última quinta-feira (9) e encaminhado ao Insituto Gremar. — Foto: Divulgação/ Instituto Gremar

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

menina-de-6-anos-morre-ao-cair-do-11o-andar-apos-pai-deixa-la-sozinha-para-sair-com-a-namorada-em-sp

G1 Santos

Menina de 6 anos morre ao cair do 11º andar após pai deixá-la sozinha para sair com a namorada em SP

Caso ocorreu na madrugada deste sábado (11), no bairro Canto do Forte, em Praia Grande. Segundo apurado pelo g1, o pai da menina foi preso por abandono de incapaz com resultado de morte. Menina de 6 anos morre após cair do 11º andar de prédio em Praia Grande, SP — Foto: Reprodução Uma criança de 6 anos morreu após cair do 11º andar de um prédio na madrugada deste sábado […]

today11 de junho de 2022 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%