G1 Santos

PM aposentado baleado pelo COE ‘por engano’ recebeu ligação após pedir ajuda, mas já estava morto

today26 de janeiro de 2023 33

Fundo
share close

O policial militar aposentado Reginaldo dos Santos Conceição, que trabalhava como segurança patrimonial, foi morto após uma troca de tiros perto da linha férrea em Cubatão (SP). Antes de ser baleado, ele enviou um áudio pedindo ajuda. Uma foto, obtida pelo g1 nesta quinta-feira (26), mostra o celular do policial tocando, minutos depois, mas ele já estava morto. Segundo a Polícia Militar, equipes do Comando de Operações Especiais (COE) atiraram na direção dele e de outros três homens porque acreditavam que eles eram suspeitos de roubar mercadorias do trem.

O caso ocorreu por volta das 18h30 desta quarta-feira (25). O Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) recebeu uma denúncia de que estava ocorrendo furto de carga em vagões de um trem que estava parado na via férrea em frente ao bairro Vila Esperança.

Equipes do COE, que estavam em operação nas proximidades, entraram a pé no terreno, partindo da frente da composição para a parte de trás. Eles identificaram indivíduos subtraindo mercadorias do trem. Ao avistarem os policiais, os suspeitos dispararam contra eles.



Nesse momento, segundo a PM, havia cerca de quatro funcionários de uma empresa de segurança patrimonial junto à composição, na parte de trás, que ouviram os disparos e foram em direção ao local.

Os policiais viram indivíduos fugindo armados pelo matagal próximo. Segundo a PM, nesse contexto, também viram um homem com arma longa próximo ao trem e não o teriam identificado como sendo um policial militar e passaram a atirar contra ele. Os policiais militares do COE, ao perceberem que estavam sendo alvos de tiros, responderam à agressão, ferindo três pessoas.

Os três feridos eram: o 3º sargento da PM Reginaldo dos Santos Conceição, o guarda civil municipal Wagner Moreira Coelho, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande e agente penitenciário Marcelo Henrique Hespanhol.

Áudio revela policial aposentado pedindo ajuda segundos antes de morrer

Áudio revela policial aposentado pedindo ajuda segundos antes de morrer

Os três trabalhavam para uma empresa de segurança patrimonial para proteger as cargas transportadas pelos trens. Apenas Marcelo sobreviveu e foi socorrido ao Pronto Socorro de Cubatão. Antes de ser baleado, Reginaldo enviou um áudio pedindo ajuda.

“Vários indivíduos aqui atirando contra a equipe ein. Apoio, apoio, apoio”, disse o policial aposentado Reginaldo dos Santos Conceição, pouco antes de morrer.

Minutos depois, Reginaldo foi baleado, e a ajuda não chegou a tempo. Ele foi encontrado morto em uma região de mata, com o celular dele ao lado. No momento em que foi encontrado, uma pessoa ligava para ele. Reginaldo era inativo da Polícia Militar desde 2018, segundo a corporação.

Segundo a PM, somente após os três homens serem baleados é que eles foram identificados como seguranças patrimoniais da empresa concessionária da linha férrea.

A Polícia Militar explicou que a identificação dos feridos só ocorreu por meio da verificação de seus documentos, vez que não estavam uniformizados nem utilizando viaturas caracterizadas da empresa. A corporação ainda disse que se colocou à disposição em apoio às famílias das vítimas.

Três outros indivíduos foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia de Cubatão como suspeitos pela prática de furto aos vagões de trem. As armas utilizadas foram apreendidas, o local foi periciado e os fatos foram registrados pelas Polícias Civil e Militar, que prosseguirão nas investigações.

O g1 publicou um vídeo de criminosos saqueando vagões de um trem, um dia antes da morte do PM aposentado e do GCM. Na ocasião, um dos infratores caiu ao pular para tentar se agarrar a uma composição e, por pouco, não foi atropelado.

Um dia antes um criminoso caiu na linha férrea e quase foi atropelado por trem em Cubatão — Foto: Reprodução/Baixada Santista em Ação

A Rumo, concessionária que administra a linha férrea, afirmou à reportagem ter sofrido uma tentativa de furto de carga e que “dois agentes da empresa de monitoramento de risco em atendimento à ação marginal de vandalismo, foram alvejados e vieram à óbito”.

A empresa lamentou profundamente as vidas perdidas e reforçou que vem sofrendo diversos ataques na região da Baixada Santista. “A concessionária intensificou as conversas com a Secretaria de Segurança Pública, Comando Gerais da PM e PC [Polícia Civil] e demais autoridades para que providências sejam tomadas”.

A Rumo disse ainda que registra todas as ocorrências de vandalismo para auxiliar nas investigações sobre a rede criminosa. “Essas ações não afetam só a Rumo, mas a economia do País, o fluxo de escoamento da produção no Porto de Santos e o mais grave: a segurança da comunidade do entorno da nossa operação”.

Secretaria da Administração Penitenciária

Em nota, a SAP disse ter sido informada de que um policial penal que trabalha em unidade prisional de São Vicente foi socorrido após troca de tiros em Cubatão. Assim como a prefeitura, a SAP destacou que ele foi encaminhado ao PS com ferimentos no pé, mas passa bem. “As circunstâncias do fato estão sendo apuradas. No momento, a pasta colabora com as investigações da polícia”.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-de-santos-contrata-empresa-para-retomada-da-reforma-do-teatro-coliseu

G1 Santos

Prefeitura de Santos contrata empresa para retomada da reforma do Teatro Coliseu

A empresa Lemam Construções e Comércio, segunda colocada em uma licitação realizada em 2019, foi contratada pela Prefeitura de Santos para dar prosseguimento à primeira etapa da reforma e restauro do Teatro Coliseu. O equipamento, patrimônio histórico do Centro de Santos, no litoral de São Paulo, está com as obras paralisadas desde maio de 2022. Segundo a Prefeitura de Santos, a Spalla Engenharia, vencedora da licitação em 2019 para executar […]

today26 de janeiro de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%