G1 Santos

PM que atirou duas vezes em homem desarmado no litoral de SP alega legítima defesa; corporação instaura inquérito

today10 de fevereiro de 2024 4

Fundo
share close

Imagens obtidas pelo g1 mostram quando o PM atirou duas vezes contra o homem, que foi socorrido e levado ao Hospital do Vicentino, onde permanece internado (assista o vídeo acima). O caso ocorreu na última sexta-feira (9).

De acordo com o registro policial, o PM, de 32 anos, disse que o funcionário público, de 27 anos, passou a desacatá-los após negar a revista, momento em que outras pessoas cercaram os agentes e provocaram o tumulto.

A situação foi se agravando e o PM disse que foi agredido fisicamente com um tapa no rosto. Em seguida, tentaram tirar a arma dele.Por isso, ele efetuou um disparo como forma de advertência em direção ao solo, mas atingiu a perna do homem.



Segundo o boletim, os moradores fizeram ameaças e prometeram vinganças, momento em que o outro policial foi até a viatura pedir reforço. O PM disse que, por sentir-se ameaçado, permaneceu com a arma nas mãos.

O PM contou também que levou um soco no rosto e o homem tentou pegar a arma dele, momento em que, em legítima defesa, efetuou um segundo disparo, que atingiu abaixo da axila do funcionário público.

Policial militar atira duas vezes contra homem durante discussão, no bairro Bitaru, em São Vicente (SP) — Foto: Reprodução

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SP-SSP) informou que a PM tomou conhecimento das imagens e instaurou um inquérito policial militar para apurar as circunstâncias relativas aos fatos.

A pasta disse que a corporação foi acionada para uma ocorrência no local, pois, durante uma abordagem, o homem investiu contra os policiais, que intervieram. Atingido, ele foi prontamente socorrido ao hospital.

A SSP-SP disse, ainda, que o caso não tem relação com a operação de combate ao crime organizado que está em vigor na Baixada Santista.

No vídeo, é possível ver a discussão entre o homem e o policial militar. De repente, o agente atira na perna do homem, que estava de camiseta branca e ficou mancando após ser baleado. A discussão continuou e o mesmo policial chegou a empurrar um idoso no chão. Ele estava com uma bengala e se levantou logo em seguida.

O mesmo policial militar continuou discutindo com o homem baleado na perna e com outras pessoas da comunidade. Em um determinado momento, o ferido é puxado e fica sem camiseta.

Em seguida, o policial segura o homem pelo braço, mas ele empurra a mão do PM. O agente tenta dar um soco no homem e, logo depois, aponta a arma em direção ao rosto do morador. O homem dá um soco no PM, que revida e atira pela segunda vez.

O homem cai no chão ensanguentado. O PM segue apontando a arma para os outros moradores, que protestam após a situação. Ainda de acordo com as imagens, é possível ouvir as pessoas gritando durante a gravação, pedindo para ligarem para o resgate e chorando.

De acordo com a PM, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para resgatar a vítima, que foi encaminhada ao pronto-socorro e transferida ao Hospital do Vicentino (HDV).

A Prefeitura de São Vicente informou, em nota, que os profissionais de saúde do Samu encontraram uma vítima do sexo masculino, com ferimentos por arma de fogo na região torácica e no membro inferior esquerdo.

A vítima foi encaminhada para o Hospital do Vicentino (HDV), para avaliação médica, onde deu entrada na unidade, estável e consciente. O homem em questão é funcionário do município. Ele ocupa um cargo de coordenador da Prefeitura de São Vicente, na Secretaria de Serviços Públicos.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

dupla-morre-apos-ser-fuzilada-em-confronto-com-policiais-em-morro-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Dupla morre após ser fuzilada em confronto com policiais em morro no litoral de SP; VÍDEO

Segundo o boletim de ocorrência, obtido pelo g1, a equipe policial estava em patrulhamento pela operação em combate ao crime organizado na área de mata do Morro São Bento na noite desta sexta-feira (9), quando se deparou com a dupla armada na Rua São Mateus. Um dos homens estava com uma mochila e o outro com uma sacola. De acordo com a corporação, os indivíduos passaram a atirar na direção […]

today10 de fevereiro de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%