G1 Santos

PMs baleados em operação policial no litoral de SP estão internados há mais de uma semana e sem previsão de alta

today9 de agosto de 2023 2

Fundo
share close

Os agentes foram baleados no dia 1º de agosto, mas em ocorrências diferentes. Ambos estão internados na Santa Casa de Santos.

Logo depois, enquanto a corporação fazia buscas pelos bandidos que atiraram em Najara, o soldado Pablo Uriel, do 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), foi baleado na região da virilha durante troca de tiros no Morro do São Bento.

Segundo Pedro Luiz de Souza Lopes, chefe da assessoria da PM da SSP, o estado de saúde dos policiais requer cautela, embora a situação clínica deles seja considerada estável.



Najara Gomes foi baleada nas costas em frente à padaria em Santos (SP) — Foto: Daniel Gois/ Reprodução g1

Najara sofreu dois ferimentos nas regiões lombar e do ombro, com fratura de vértebra, que provocaram um sangramento interno atrás do abdômen.

Segundo a SSP-SP, a PM passou por cirurgia ortopédica na chegada à unidade saúde e, desde então, é monitorada por meio de exames sequenciais de sangue e de imagem.

A preocupação da equipe médica é evitar uma infecção ou uma lesão que possa causar algum prejuízo futuramente à saúde da policial.

Najara é mãe de uma adolescente de 14 anos e, conforme divulgado pela SSP-SP, já deu início à reabilitação. Por enquanto, foi descartada a remoção de quaisquer fragmentos do projétil.

PM é atingida por tiro nas costas após ser atacada por bandidos no litoral de SP

PM é atingida por tiro nas costas após ser atacada por bandidos no litoral de SP

Soldado do Baep, Pablo Uriel foi internado na Santa Casa de Santos — Foto: Reprodução

O tiro que acertou a região da virilha do soldado do Baep lesou estruturas orgânicas consideradas importantes na transição para o abdômen, de acordo com a SSP-SP. Por conta disso, o agente também foi operado assim que chegou ao Pronto-Socorro da Santa Casa de Santos.

A secretaria informou que, na quinta-feira (3), Uriel precisou ser submetido a uma nova cirurgia, quando foi identificada e corrigida uma nova lesão não especificada. O PM segue recebendo acompanhamento médico por meio de exames.

Ainda segundo a SSP-SP, Uriel permanece internado, sem previsão de alta, sob uso de antibióticos e, em breve, dará início à reabilitação.

“A previsão é que o soldado passe por uma longa recuperação com a possibilidade de novos procedimentos cirúrgicos na tentativa de corrigir lesões na região do quadril causadas pela passagem do projétil”, complementou a secretaria, em nota.

O que se sabe sobre a morte de um policial da Rota em Guarujá e da Operação Escudo

O que se sabe sobre a morte de um policial da Rota em Guarujá e da Operação Escudo

O soldado Patrick Bastos Reis foi baleado enquanto fazia um patrulhamento na comunidade da Vila Julia, em Guarujá, na quinta-feira (27). A morte dele foi confirmada no mesmo dia. Além dele, um outro policial foi baleado na mão esquerda, encaminhado para o Hospital Santo Amaro e liberado.

Após o caso, a Polícia Militar iniciou a Operação Escudo, com o objetivo de capturar os criminosos responsáveis pela ação contra os agentes.

O irmão de Erickson David da Silva, Kauã, também é suspeito de atirar e matar um PM das Rondas Ostensivas Tobias Aquiar (Rota). Ele foi preso por envolvimento no crime em Guarujá, no mesmo dia em que completou 20 anos. O g1 apurou, que Kauã usava as redes sociais para mostrar a ‘rotina’ no tráfico, com armas apontadas para viaturas e funk ‘proibidão’.

As informações foram divulgadas pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite. Segundo ele, Kauã tinha a ‘função’ de ficar posicionado na comunidade Vila Júlia, armado e com um comunicador, pronto para avisar os comparsas sobre a chegada de viaturas policiais ao local.

Suspeito de matar policial do ROTA pede para Tarcísio 'parar de matar inocentes'

Suspeito de matar policial do ROTA pede para Tarcísio ‘parar de matar inocentes’

Em vídeo gravado antes de ser preso, o suspeito afirma, em relato direcionado ao governador de SP e ao secretário de Segurança Pública, que estão “matando uma ‘pá’ de gente inocente”. Ele diz não ter nada a ver com o caso, mas que vai se entregar. Erickson diz ainda que estão “querendo pegar” sua família (veja o vídeo acima).

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou nesta segunda-feira (31) que o vídeo gravado pelo suspeito foi “uma estratégia do crime organizado”.

“A verdade é que esse vídeo que ele fez, orientado pelos seus defensores, inclusive tem áudio do advogado o orientando a fazer esse vídeo, se os senhores ainda não possuem, ao longo das investigações vão tomar conhecimento disso, é uma estratégia do crime organizado, inclusive de cooptar moradores, de cooptar pessoas das comunidades que também são vítimas do tráfico organizado apresentando versões”, afirmou.

A Ouvidoria das Polícias informou investigar denúncias de tortura e ameaças de morte relatadas por moradores durante a Operação Escudo.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o secretário de segurança do estado, Guilherme Derrite, anunciaram aumento do efetivo policial e uma nova unidade em Guarujá, no litoral de São Paulo, após a morte do PM da Rota Patrick Bastos Reis. Segundo o governador, as ações se fazem necessárias pois “o tráfico ocupou a Baixada Santista”.

De acordo com Tarcísio, a Operação Escudo vai continuar na Baixada Santista por pelo menos 30 dias. Além disso, o governador ainda prometeu novas ações na região.

“Nós vamos levar para a Baixada Santista o aumento de efetivo, unidade da Polícia Militar. Nós devemos ter mais uma unidade da Polícia na Baixada para aumentar o efetivo e responder o anseio da Baixada”, disse Tarcísio.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

russia-derruba-drones-em-terceiro-ataque-a-moscou-em-uma-semana,-diz-prefeito

G1 Mundo

Rússia derruba drones em terceiro ataque a Moscou em uma semana, diz prefeito

Autoridades locais afirmaram não ter informações sobre estragos ou feridos. Dois equipamentos de origem desconhecida foram abatidos. Policiais bloqueando rodovia em Moscou durante alerta de ataque, em 24 de julho de 2023 — Foto: REUTERS/Shamil Zhumatov Forças russas derrubaram dois drones de combate que se dirigiam a Moscou, disse o prefeito da cidade nesta quarta-feira (9). Este é o mais recente de uma série de ataques de drones direcionados à […]

today9 de agosto de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%