G1 Santos

Polícia Civil prende 13 pessoas em operação contra furtos em ferrovias na Baixada Santista; VÍDEO

today13 de março de 2023 14

Fundo
share close

A Polícia Civil prendeu 13 pessoas e apreendeu seis veículos, nesta segunda-feira (13), durante uma etapa da operação ‘Ferrovia Segura’ realizada em Santos, São Vicente e Cubatão, na Baixada Santista. Um dos homens detidos, inclusive, era funcionário da Rumo, empresa de logística que foi alvo dos crimes nas linhas férreas da região (veja o vídeo acima).

A corporação divulgou em coletiva de imprensa realizada no Palácio da Polícia, no Centro de Santos (SP), que quatro pessoas foram presas em flagrante durante a operação. Além disso, a polícia também cumpriu nove mandados de prisão temporária por suspeitos de envolvimento nos crimes nas ferrovias. Entre os veículos apreendidos, dois caminhões-tanque e uma picape.

“Uma ação tão complexa que eles [os criminosos] vêm desenvolvendo dificilmente vai ocorrer sem a ajuda de funcionários. Hoje, inclusive, um deles foi preso. […] Pretendemos verificar se outros funcionários estão envolvidos, na facilitação, [que seria o ato de] mencionar horários que o trem ‘desce’ e o tipo de carga que ele está trazendo”, explicou o delegado Fabio Guerra, do 1º DP de Cubatão.



Conforme informado por um representante da Rumo na coletiva, o funcionário em questão trabalhava na empresa desde 2019 e era responsável pelo setor operacional. Ele teria informações privilegiadas da companhia e as repassaria para os comparsas.

Polícia Civil realiza operação para investigar e conter furtos em ferrovias da Baixada Santista — Foto: Reprodução/TV Tribuna e g1 Santos

A Polícia Civil divulgou que desde o início da operação – há aproximadamente dois meses -, mais de 40 pessoas foram presas e 600 toneladas de grãos furtados foram apreendidas.

“Tomamos conhecimento de um número bem alarmante. Algo em torno de 153 ocorrências, que resultaram na prisão de quase 40 pessoas”, disse o delegado Fabiano Barbeiro, da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Santos.

Segundo o profissional, a partir disso, a corporação pretende identificar não apenas os autores dos crimes, mas os responsáveis pela compra das cargas.

A Polícia Civil divulgou também que diversos núcleos de criminosos foram identificados, com destaque em pontos nos municípios de Cubatão e São Vicente. Um dos objetivos, agora, é apontar se esses grupos são interligados e se fazem parte de uma mesma organização.

Em nota, a companhia informou ter atuado junto com a Polícia Civil da operação de combate à criminalidade. “A concessionária vem colaborando com as autoridades, e o fruto do trabalho de inteligência investigativa da polícia resultou na prisão de 15 pessoas [13, segundo a corporação], entre elas um colaborador da empresa”.

Ainda de acordo com a Rumo, a “ação de hoje foi mais uma etapa bem-sucedida da aproximação da empresa com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), e integra os investimentos feitos em tecnologias aplicadas à Segurança Corporativa com as investigações e ações de repressão que são de competência da Polícia Civil”.

Por fim, a concessionária afirmou que está sofrendo, junto com o setor ferroviário, “frequentes ataques de uma rede criminosa que saqueia cargas e vandaliza trens das empresas ferroviárias. Essas ações afetam não apenas as empresas, mas também o fluxo de escoamento da produção no Porto de Santos e a economia do país, além da segurança da comunidade do entorno da operação ferroviária”.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-amplia-vacina-bivalente-contra-a-covid-19-para-gestantes-e-puerperas

G1 Santos

Guarujá amplia vacina bivalente contra a Covid-19 para gestantes e puérperas

Para se imunizar, o interessado deve procurar um dos 20 postos de saúde disponíveis. Guarujá amplia vacina bivalente contra a Covid-19 para gestantes e puérperas — Foto: Diego Marchi/Prefeitura de Guarujá/Divulgação As interessadas devem procurar um dos 20 postos de vacinação, instalados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas), de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. (Veja os endereços abaixo). O imunizante, de […]

today13 de março de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%