G1 Mundo

Polícia usa arma de choque contra mulher de 95 anos em casa de repouso e causa revolta na Austrália

today19 de maio de 2023 12

Fundo
share close

Os policiais foram chamados à casa de repouso Yallambee Lodge em Cooma, em Nova Gales do Sul, após relatos de que Clare Nowland, de 95 anos, portava uma faca.

O caso provocou protestos, com críticas de resposta desproporcional por parte dos agentes. O chefe da polícia de New South Wales disse que uma investigação está em curso.

Nowland foi considerada “armada” com uma faca de cozinha na casa de repouso — que fica na cidade de Cooma, cerca de 114 km ao sul de Canberra — nas primeiras horas da manhã de quarta-feira (17), disse o comissário de polícia assistente Peter Cotter.



Dois policiais e funcionários da casa de repouso tentaram resolver a situação. A idosa se aproximou lentamente da polícia e foi atingida com uma arma de choque.

“Ela usava um andador de idosos. Mas ela tinha uma faca”, disse o policial.

Um amigo da família, Andrew Thaler, afirmou que Nowland foi atingida duas vezes — no peito e nas costas — antes de cair, sofrendo uma fratura no crânio e uma grave hemorragia cerebral.

A família da idosa já está de luto, pois não acredita que ela vá conseguir sobreviver, disse ele à BBC News.

“A família está chocada, confusa… e a comunidade está indignada”, disse. “Como isso pode acontecer? Como você explica esse nível de força? É um absurdo.”

Thaler disse que Nowland prestava grandes serviços à comunidade e à igreja e é vista com muito carinho por muitas pessoas.

Em 2008, quando completou 80 anos, ela foi tema de uma reportagem de TV ao saltar de paraquedas em Canberra.

Grupos comunitários — como o Conselho de Liberdades Civis e Pessoas com Deficiência da Austrália — criticaram a resposta da polícia.

“Ou ela é uma mulher de 95 anos muito ágil, em forma, rápida e intimidadora, ou há uma péssima avaliação por parte dos policiais”, disse a presidente da entidade, Nicole Lee, à Australian Broadcasting Corporation (ABC).

“Ela precisava de alguém que a tratasse com compaixão e tempo, não com armas de choque.”

A polícia de NSW disse que a investigação está sendo tratada com “a maior seriedade”.

“Eu entendo e compartilho as preocupações da comunidade”, disse a comissária Karen Webb.

O policial envolvido, que teria 12 anos de experiência, não foi suspenso, mas foi retirado do serviço ativo. Ele será ouvido como parte da investigação, que inclui o departamento de homicídios.

“Nenhum oficial, nenhum de nós, está acima da lei”, disse Cotter. “Todas as nossas ações serão examinadas de forma robusta também do ponto de vista criminal.”

A casa de repouso, administrada pelo Conselho Regional de Snowy Monaro, disse que seus funcionários agiram corretamente. A equipe seguiu os procedimentos e fez o que era necessário nas circunstâncias, disse o chefe de operações do conselho, Jeff Morgan, à imprensa local.

O Yallambee Lodge foi inaugurado em 1995 e cuida de residentes com “necessidades maiores”, de acordo com seu site.

Nowland mora na casa há mais de cinco anos, informou a ABC.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

titanic:-o-que-a-1a-varredura-de-imagem-completa-do-naufragio-revelou

G1 Mundo

Titanic: o que a 1ª varredura de imagem completa do naufrágio revelou

A primeira varredura digital em tamanho real do Titanic, cujos destroços estão a 3,8 mil metros (12,5 mil pés) de profundidade no Atlântico, foi criada usando mapeamento de águas profundas. Ela fornece uma visão 3D única de todo o navio, permitindo que o que restou do transatlântico seja visto como se a água tivesse sido drenada. A expectativa é que isso lance uma nova luz sobre exatamente o que aconteceu […]

today19 de maio de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%