Policlínicas em Santos abrem neste sábado (1º) com programação do Outubro Rosa — Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação
A Prefeitura de Santos (SP) anunciou que as policlínicas Aparecida [Avenida Pedro Lessa, nº 1.728] e Vila Mathias [Rua Xavier Pinheiro, nº 284] abrirão para atendimento ao público neste sábado (1º), das 9h às 15h. Segundo o município, a abertura faz parte do projeto “Mais Atenção Básica” e está dentro da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama.
As duas unidades oferecem procedimentos alusivos ao tema. Segundo a prefeitura, a solicitação de mamografia estará disponível nos dois locais, onde também poderão ser feitas coletas de preventivo, o “papanicolau”. Para realizar o exame, é preciso estar há cinco dias ou mais após o fim da menstruação e, no mínimo, 48 horas sem ter tido relações sexuais ou utilizado medicamentos via vaginal.
Ainda de acordo com o município, as citadas unidades realizam consultas pré-agendadas com clínico geral, pediatra, dentista e ginecologista. A vacinação segue nos locais, com a aplicação de doses contra a Covid-19 e gripe, além dos imunizantes de rotina para atualização do calendário vacinal.
A administração municipal acrescenta que nas unidades também poderão ser feitos procedimentos de enfermagem como aferição de pressão arterial, exame de glicemia e realização de curativos – mediante apresentação de receita médica.
A prefeitura anunciou também que, ainda no sábado (1º), a Policlínica Aparecida dará orientações para os usuários sobre a prevenção do câncer ginecológico durante todo o expediente. Além disso, das 10h às 12h e das 14h às 15h, serão disponibilizadas sessões de massagem reiki, uma das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics) oferecidas pelo SUS. Às 10h30, o grupo ‘Movimente-se’ vai promover atividades físicas leves destinadas a idosos.
O município alerta que, durante o sábado, o único serviço indisponível será a realização de exames laboratoriais, que pode ser feita de segunda a sexta-feira. Para ser atendido, o munícipe deve apresentar o Registro Geral (RG) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
O cartão pode ser feito na hora, na própria policlínica. Os agendamentos para terapias e demais consultas também são feitos no local. O Mais Atenção Básica abre policlínicas da cidade aos sábados, em esquema de revezamento, ainda de acordo com a Prefeitura de Santos.
Publicar comentários (0)