G1 Santos

Pombo em estado de decomposição é encontrado em caixa d’água de escola em SP: ‘insalubre’

today30 de agosto de 2023 9

Fundo
share close

Um pombo em estado de decomposição foi encontrado dentro da caixa d’água de uma escola municipal de Cubatão (SP). Conforme apurado pelo g1, nesta quarta-feira (30), uma professora foi escovar os dentes, sentiu um cheiro podre na água e comentou com os colegas, que relataram também terem percebido. Além disso, a unidade está com uma infestação de ratos há mais de um mês (veja abaixo).

Ao Bem Estar, a infectologista Rosana Richtmann explicou que a ave pode transmitir criptococose, conhecida como “doença do pombo”. A infecção é causada por fungos que se proliferam nas fezes das aves. SeInalados, se instalam nos pulmões e migram para o sistema nervoso central, o que pode dar meningite. Outras doenças são: histoplasmose, que pode dar doenças pulmonares; salmonelose, que pode dar distúrbios gastrointestinais; além de dermatites e alergias.

O caso aconteceu na Unidade Municipal de Ensino (UME) João Ramalho, no bairro Vila Nova, nesta segunda-feira (28). Por conta da contaminação na água, as aulas estão suspensas até quarta (30), com possibilidade de ser estendidas até o fim da semana.



Segundo uma servidora pública, que preferiu não se identificar, assim que os professores relataram o odor, a direção da unidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos (Sesep), já que a caixa d’água fica no teto do local (confira a imagem acima).

“Ao subir, disseram que o odor era insuportável e que, com certeza, a água estava contaminada. Ao abrir a caixa, havia restos de pombos na água boiando. Foi um alvoroço pois essa água é usada para fazer a merenda das crianças, além de atender o banheiro dos professores e a administração da escola. Havia sido feito achocolatado nessa água [e as crianças tomaram]”, relatou.

Veja o ciclo da criptococose — Foto: Arte/TV Globo

Em nota, a Prefeitura de Cubatão disse que foi acionada por conta da qualidade da água, que teria amanhecido turva. A equipe da Sesep verificou que a caixa estava parcialmente destampada, provavelmente por conta do vento e chuva do último fim de semana.

A pasta acrescentou que houve a substituição da caixa d’água por uma mais resistente, nesta terça (29). No entanto, ao ser questionada pela reportagem sobre o pombo e os ratos, a administração municipal não respondeu.

Vídeo mostra mulher tentando matar rato na UME João Ramalho, em Cubatão (SP)

Vídeo mostra mulher tentando matar rato na UME João Ramalho, em Cubatão (SP)

Ao g1, o tesoureiro e diretor liberado do Sindicato de Professores de Cubatão, Maykon Santos, e o vereador Alessandro Oliveira disseram que já haviam entrado com um ofício na prefeitura e uma denúncia no Ministério Público (MP) por conta das condições da UME João Ramalho.

O vídeo obtido pela reportagem mostra uma funcionária tentando matar um rato na cozinha da escola. (veja o vídeo acima). De acordo com Maykon, o roedor não é uma surpresa, pois há uma infestação deles no local.

A urina do rato provoca uma doença grave chamada leptospirose. Se as pessoas circulam onde têm ratos, a mão pode entrar em contato com o solo, isso pode ser absorvido pela pele e a pessoa pode ser contaminada.

O vereador Oliveira acrescentou que está preocupado com essas doenças que podem atingir as crianças e os servidores públicos da UME. “Hoje, a escola é um local insalubre. Não só essa questão do pombo, mas a gente apontou urina e fezes de rato na cozinha”, finalizou.

Segundo frequentadores da UME João Ramalho, em Cubatão (SP), o local está infestado de ratos — Foto: Reprodução

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

perfis-com-fotos-de-mulheres-sao-usados-para-aplicar-‘golpe-dos-salgados’-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Perfis com fotos de mulheres são usados para aplicar ‘golpe dos salgados’ no litoral de SP

Uma pessoa utiliza perfis com fotos de mulheres nas redes sociais para aplicar o 'golpe dos salgados' na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. A suposta vendedora cobra R$ 22 pelo cento cru e R$ 24 pelo frito e se aproveita do valor baixo para atrair os clientes, que pagam um sinal de 50% do valor do pedido. Segundo apurado pelo g1, após receber o comprovante, o perfil bloqueia […]

today30 de agosto de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%