G1 Mundo

Ponte nos EUA: veja antes e depois da construção que desabou ao ser atingida por um navio

today26 de março de 2024 4

Fundo
share close

A ponte, inaugurada em 1977, funcionava como parte de uma autoestrada do estado de Maryland, que contorna a capital, Baltimore.

Veja, abaixo, imagens de como era a ponte antes do acidente e como ela ficou depois:

Imagem Mark Wilson/Getty Images North America via AFP Imagem e Corpo de Bombeiros de Baltimore via Reuters



— Foto 1: Mark Wilson/Getty Images North America via AFP — Foto 2: e Corpo de Bombeiros de Baltimore via Reuters

Imagem Brendan Smialowski/AFP Imagem WJLA via AP

— Foto 1: Brendan Smialowski/AFP — Foto 2: WJLA via AP

Imagem Patrick Semansky/AP Imagem Kaitlin Newman/The Baltimore Banner via AP

— Foto 1: Patrick Semansky/AP — Foto 2: Kaitlin Newman/The Baltimore Banner via AP

Imagens diurnas mostram dimensão

Nesta manhã, imagens com a luz do dia mostram a dimensão do acidente, que ocorreu ainda quando estava escuro. Veja algumas:

Imagens diurnas mostram estragos de ponte que desmoronou em Baltimore, nos EUA.

Imagens diurnas mostram estragos de ponte que desmoronou em Baltimore, nos EUA.

Ponte de Baltimore, nos EUA, destruída após cargueiro se chocar contra a construção, em 26 de março de 2024. — Foto: WJLA via AP

Destroços da ponte Fancis Scott Key caem sobre a proa do porta-contêiner Dali após a colisão do navio contra a estrutura em Baltimore, nos EUA — Foto: Julia Nikhinson/Reuters

Ponte em Baltimore destruída após embarcação se chocar contra a construção, em 26 de março de 2024. — Foto: Julia Nikhinson/ Reuters

Segundo o chefe do corpo de bombeiros local, James Wallace, duas pessoas foram retiradas da água, sendo que uma delas se encontra em estado grave.

Os bombeiros informaram que mergulhadores estão fazendo buscas por pelo menos 7 pessoas ainda no rio. Informações iniciais davam conta de até 20 desaparecidos, mas segundo os bombeiros, ainda não se sabe o número exato de pessoas que estão na água.

“Ainda estamos em uma situação de busca e resgate no momento, e seguiremos nela por algum tempo”, disse Wallace. “É uma emergência terrível”, afirmou o diretor de comunicação do Corpo de Bombeiros de Baltimore, Kevin Cartwright, à AP.

As autoridades afirmaram que um número incerto de veículos trafegava pela ponte Francis Scott Key no momento do incidente. Pelo menos um deles seria uma carreta de grande porte.

Equipes de resgate correm contra o tempo. As condições no local são de baixa visibilidade, e a temperatura em Baltimore nesta madrugada é de cerca de -1ºC, de acordo com a rede americana CNN. A temperatura da água é de cerca de 9ºC — capaz de provocar morte por hipotermia, a depender do tempo de exposição do indivíduo.

Ponte desaba após ser atingida por navio, nos EUA

Ponte desaba após ser atingida por navio, nos EUA

Ponte Francis Scott Key, em Baltimore, é destruída após navio colidir com a estrutura — Foto: Harford County MD Fire & EMS/ via Reuters

Segundo o jornal “The New York Times”, o navio envolvido no acidente é um porta-contêiner com bandeira de Singapura e tinha como destino o Sri Lanka.

O cargueiro, batizado de Dali, tem 300 metros de comprimento e 48 de largura, de acordo com o site MarineTraffic.

O navio era operado pela empresa Synergy e estava a serviço da companhia dinamarquesa Maersk, de acordo com a CNN.

Para facilitar o trabalho dos bombeiros, a Autoridade de Transporte de Maryland bloqueou todas as vias na região da ponte Francis Scott Key — uma importante ligação entre dois pontos da cidade, cruzando o Rio Patapsco.

O governador de Maryland, Wes Moore, declarou estado de emergência. O secretário de Transporte dos EUA, Pete Buttigieg, disse que está em contato com o governador e com o prefeito de Baltimore, Brandon M. Scott.

Segundo o departamento de polícia da cidade, não há indicativo de ato terrorista no incidente, nem de que ele teria sido provocado de maneira proposital.

Câmera flagrou ponte desmoronando após ser atingida por navio nos Estados Unidos — Foto: Reprodução

Inaugurada em 1977, a ponte tem quase 3 quilômetros de extensão. A estrutura também conta com uma ponte elevadiça e fica próxima ao porto de Baltimore.

A ponte leva o nome do autor do poema que deu origem ao hino dos Estados Unidos. Segundo estudiosos, Francis Scott Key escreveu os versos após presenciar o bombardeio do Forte McHenry, em 1814, na região de Baltimore.

Imagem de arquivo mostra navio cargueiro passando por baixo da ponte Francis Scott Key, em Baltimore — Foto: Brendan Smialowski / AFP




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

uma-pessoa-morre-a-cada-3-horas-vitima-de-acidente-de-trabalho-no-brasil

G1 Santos

Uma pessoa morre a cada 3 horas vítima de acidente de trabalho no Brasil

O órgão reuniu dados entre 2012 e 2022. De acordo com o estudo, o País contabilizou mais de 7 milhões de acidentes de trabalho com trabalhadores registrados no regime CLT. A média é de um caso a cada 51 segundos. Desse total, mais de 28 mil resultaram em óbitos e mais de R$ 150 milhões foram gastos com afastamentos de funcionários por conta dos acidentes. Estado mais populoso do Brasil, […]

today26 de março de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%