O valor elevado deve-se, na verdade, a uma “disputa” gastronômica em torno da receita dessa que é uma das comidas de rua mais consumidas do país. Originalmente chamada de “Canadian donair” (ou “kebab canadense”), ela consiste em um pão tipo sírio recheado com carne temperada, tomate, cebola e… alface (ou não).
O caso movimentou proprietários de restaurantes de várias partes do país, que se dividem entre prós e contra a presença da alface.
Originalmente, a fantasia de 1,42 m havia sido adquirida em 2015, como parte de uma campanha de segurança no trânsito. No entanto, jamais chegou a ser usada para este fim e acabou em uma lista de itens esquisitos em um site de leilões do estado de Alberta.
Dono da rede de restaurantes Edmonton’s PrimeTime Donair and Poutine, Adil Asim foi o vencedor do certame. Em entrevista ao jornal britânico “The Guardian”, o empresário disse que a “alface” da fantasia o motivou a dar um lance superior as outros 1.710 da disputa.
“Nasci e cresci em Alberta. Eu como donairs aqui há, literalmente, 40 anos e tenho vendido donairs aqui nos últimos 18 anos. Portanto tenho certeza de que cerca de 90% dos donairs que vendemos aqui em Alberta contêm alface”, disse ele ao “Guardian”.
Asim contou também ter sido estimulado por pesquisas segundo as quais a encomenda de um novo traje de mascote provavelmente chegaria a mais de US$ 20 mil. “Estávamos preparados para ir muito mais alto, se precisássemos”, garantiu.
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Por: G1
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