Notícias

Portugal vai acabar com isenções fiscais para residentes estrangeiros em meio à crise imobiliária

today3 de outubro de 2023 5

share close

As isenções fiscais para residentes estrangeiros em Portugal não se justificam mais, afirmou o primeiro-ministro português, António Costa. Ele prometeu encerrar o programa para novos candidatos em 2024.

A mudança é uma reposta ao aumento dos preços das moradias em Portugal, um dos países mais pobres da Europa Ocidental.

Lançado em 2009, o programa permite que as pessoas que se tornam residentes ao passar mais de 183 dias por ano no país se beneficiem de uma alíquota especial de 20% sobre a renda de origem portuguesa derivada de “atividades de alto valor agregado”, como médicos e professores universitários.



Esse regime foi introduzido para atrair investidores e profissionais, já que Portugal sofreu com a crise financeira.

Outros benefícios do esquema – conhecido como Residente Não Habitual – incluem isenções fiscais sobre quase toda a renda estrangeira se tributada no país de origem e uma alíquota fixa de 10% sobre pensões de fonte estrangeira.

Os cidadãos portugueses que viveram no exterior por cinco anos ou mais também podem se candidatar.

Costa disse à CNN Portugal na segunda-feira que o esquema havia “inflado o mercado imobiliário”, chamando-o de “injustiça fiscal que não se justifica mais”.

Costa afirmou que aqueles que já se beneficiam do programa continuarão a se beneficiar.

O anúncio foi feito dois dias depois que milhares de pessoas saíram às ruas de Lisboa e de outras cidades de Portugal para protestar contra o aumento dos aluguéis e dos preços das casas, impulsionados pela crescente gentrificação e pelo turismo recorde.

Dados do governo mostram que mais de 50% dos trabalhadores ganharam menos de 1.000 euros por mês no ano passado, e um aumento de 65% nos aluguéis de Lisboa desde o início do boom do turismo em 2015 tornou os apartamentos inacessíveis para muitos.

Os preços de venda aumentaram 137% nesse período, de acordo com os especialistas em dados imobiliários da Confidencial Imobiliário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Notícias.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

Mk Music

BRUNA KARLA Singles e clipe NADA MAIS SERÁ IGUAL Ao Vivo

BRUNA KARLA Singles e clipe NADA MAIS SERÁ IGUAL Ao Vivo Carismática e versátil, BRUNA KARLA é hoje um dos maiores nomes da música gospel brasileira, com ótima representatividade também na América Latina, com cinco indicações ao Grammy Latino. Em 22 anos de carreira, se tornou uma jovem veterana, afinal, gravou seu primeiro álbum com apenas 11 anos e de lá pra cá seu crescimento foi exponencial. Hoje, reúne mais […]

today3 de outubro de 2023 115

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%