G1 Santos

Praia Grande recebe instalação de cabos submarinos de fibra óptica do Google

today15 de novembro de 2023 2

Fundo
share close

O município de Praia Grande, no litoral de São Paulo, receberá uma instalação de cabos submarinos de fibra óptica do Google na praia do bairro Maracanã. O cabo ‘Firmina’ fará a conexão entre Myrtle Beach, nos Estados Unidos, e Las Toninas, na Argentina. O sistema visa atender à crescente demanda do tráfego de comunicação.

As linhas de fibra óptica submarina interligam nações globalmente, operando a partir de instalações no leito oceânico. Com extensões que abrangem milhares de quilômetros, os cabos têm capacidade para transmitir grandes volumes de dados rapidamente entre diferentes pontos.

Atualmente, o material consiste em fibras ópticas revestidas com gel de silicone e envolvidas em diferentes camadas de plástico, fiação de aço, cobre e nylon. Esses utensílios servem para fornecer isolamento e proteção contra danos causados por vida selvagem, âncoras, pesca e eventos naturais.



Praia Grande será um ponto de aterragem [a posição mais precisa e segura em terra para o cabo se ‘ancorar’ no caminho ao seu destino], assim como Punta Del Este, no Uruguai. As obras começarão nesta sexta-feira (17) e têm previsão de término para o dia 27.

A instalação será realizada por seis embarcações, mergulhadores, máquinas e operários na faixa de areia. Um perímetro de isolamento será montado na areia para garantir a segurança de mergulhadores e pescadores da região.

As atividades para implantação do Sistema Firmina foram licenciadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e serão realizadas pela empresa Google Infraestrutura Brasil LTDA.

O primeiro cabo comercial foi instalado em 1850, quando a Companhia de Telégrafos Submarinos do Canal da Mancha colocou um cabo telegráfico entre a Inglaterra e a França. Semanas depois, os pescadores o cortaram pensando que fosse alga.

Uma empresa sucessora, Submarine Telegraph Company, instalou um segundo cabo no ano seguinte, unindo as Ilhas Britânicas ao continente europeu.

Vista panorâmica de Praia Grande — Foto: Divulgação

O primeiro telegrama oficial entre dois continentes foi uma carta de felicitações da Rainha Vitória do Reino Unido para o presidente dos Estados Unidos, James Buchanan, demonstrando que a comunicação intercontinental era possível.

Hoje, existem mais de 400 cabos submarinos em operação, juntamente com vários repetidores que amplificam o sinal a aproximadamente cada 100 km.

Nos primeiros anos, antes de 1966, foram relatados 16 casos de emaranhamento de baleias com cabos telegráficos submarinos. Atualmente, os materiais raramente interferem na vida selvagem local após serem instalados.

Ocasionalmente, tubarões são atraídos por sinais elétricos e acabam mordendo os cabos, como ocorreu com o Google em 2014. No entanto, esses eventos são raros e podem ser evitados com blindagens adicionais.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

entenda-o-porque-da-fila-gigante-na-estrada:-baixada-santista-tem-os-destinos-mais-procurados-por-turistas

G1 Santos

Entenda o porquê da fila gigante na estrada: Baixada Santista tem os destinos mais procurados por turistas

O alto fluxo de veículos nas rodovias de acesso ao litoral de São Paulo, nesta quarta-feira (15), não foi por acaso. Ao longo da semana uma pesquisa revelou que seis cidades da Baixada Santista figuravam no top 10 dos municípios mais procurados para o final de ano e temporada de verão. A rede hoteleira da região, inclusive, já tinha registrado 80% de ocupação em hotéis e pousadas para os feriados […]

today15 de novembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%