G1 Santos

Praia Grande, SP, desenvolve ‘armadilha’ para capturar o mosquito Aedes Aegypti; entenda

today26 de dezembro de 2023 2

Fundo
share close

A Prefeitura de Praia Grande, no litoral de São Paulo, anunciou o desenvolvimento de estudos com ‘armadilhas’ para capturar o mosquito Aedes Aegypti [transmissor da dengue, zika e chikungunya]. Segundo o município, tratam-se de ‘ovitrampras’ as armadilhas que simulam o ambiente para a procriação da espécie com ‘baldes’ para as fêmeas depositarem os ovos, que acabam incinerados.

Segundo a Divisão de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), a partir das ‘armadilhas’ os agentes de endemias conseguirão observar, de maneira mais rápida e eficiente, a quantidade de mosquitos em determinadas regiões. Desta forma, serão aceleradas as ações de combate ao inseto.

De acordo com o município, o equipamento ficará no local por um determinado período, sendo enviado na sequência a um laboratório de Entomologia com o objetivo de fazer a contagem dos ovos. A partir da quantidade registrada, ainda segundo a prefeitura, será possível afirmar se há fêmeas nos arredores da ‘armadilha’, gerando assim novas medidas de controle.



Conforme divulgado pela administração municipal, uma equipe realizou um projeto-piloto para testar o projeto em pontos estratégicos [ferro velho, borracharia, locais de reciclagem] do município. Os profissionais de Saúde Ambiental passaram por um treinamento durante uma semana para manipularem a armadilha e analisarem os resultados.

Segundo a Diretoria da Divisão de Saúde Ambiental, foram instaladas três iscas, que serão monitoradas quinzenalmente para saber quais delas capturaram mais mosquitos. Ainda de acordo com o órgão, a ideia é colocar a armadilha em todos os pontos estratégicos da cidade, o que vai ajudar a nortear as ações e aprimorar o serviço.

Conforme divulgado pela prefeitura, a Divisão de Saúde Ambiental também intensificou as ações de prevenção em toda a cidade para a temporada de verão.

As equipes especializadas realizam visitas nas residências, bloqueio de criadouros de mosquitos, intervenção em cemitérios, desmanche de veículos e borracharias, ainda de acordo com o município.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

integrante-de-quadrilha-presa-por-roubar-caminhao-era-procurado-por-agredir-a-sobrinha-para-comprar-drogas

G1 Santos

Integrante de quadrilha presa por roubar caminhão era procurado por agredir a sobrinha para comprar drogas

De acordo com a sentença, expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), a vítima relatou que morava com a avó e o tio. No dia do crime, em outubro de 2020, ela chegou em casa após o trabalho e encontrou Diogo sob efeito de drogas. Ele pediu dinheiro à sobrinha, que negou dizendo que não sustentaria o vício dele. Durante uma discussão, o tio avançou na […]

today26 de dezembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%