G1 Santos

Praias de Santos e São Vicente estão impróprias para banho de mar

today9 de junho de 2024 4

Fundo
share close

De acordo com a Cetesb, a praia é considerada imprópria quando as amostras coletadas apresentam mais de 100 unidades formadoras de colônias (UFC) de enterococos [bactérias fecais] por 100 ml.

Conforme o boletim publicado na última quinta-feira (6), todas as praias de ambos municípios estão avaliadas como ‘impróprias para banho’. Confiras os trechos analisados:

  • Santos: estão classificadas como impróprias as praias da Ponta da Praia, Aparecida, Embaré, Boqueirão, Gonzaga e os dois trechos monitorados da praia do José Menino (próximos à rua Olavo Bilac e à avenida Frederico Ozanan).
  • São Vicente: estão impróprias para banho as praias da Divisa, Itararé (Posto 2), praia da Ilha Porchat, praia dos Milionários, Gonzaguinha e Prainha.



Praias de São Vicente e Santos estão impróprias para banho — Foto: Reprodução/Cetesb

A companhia destaca que as chuvas contribuem negativamente para a balneabilidade, uma vez que maior volume da água dos rios chega ao mar. Além disso, nesses episódios há grande quantidade de esgotos, lixo e outros detritos que são levados ao mar, ocasionando a queda na qualidade da água.

Trecho de praia no bairro Aparecida — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

A Cetesb aponta que a água, quando imprópria, pode aumentar o risco de contaminação e doenças como: Hepatite A, cólera, febre tifoide, entre outras, sendo a mais comum a gastroenterite, que pode causar enjoo, vômitos, dores de estômago, diarreia, dor de cabeça, febre, infecções dos olhos, ouvidos, nariz e garganta.

“O fato da praia estar imprópria não significa que todas as pessoas que se banharem no local irão contrair alguma dessas doenças. Isso depende das condições imunológicas de cada um e do tipo de exposição de cada um – se fica muito tempo na água, se mergulha a cabeça, se engole água”, explica a companhia.

Ao g1, a Prefeitura de Santos informou que o principal fator que determina os níveis de balneabilidade é a rede coletora de esgoto, de responsabilidade da Sabesp, com a qual a administração desenvolve várias ações conjuntas, visando apoiar a concessionária do serviço.

O município destacou ainda que a cidade possui 99% de ligação de esgoto e todo o sistema é interligado ao emissário submarino, que despeja o material, após tratamento, a 4,5 km do litoral.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam), no entanto, entende que há uma relação direta entre a balneabilidade e o volume de tratamento de efluentes lançados por todos os emissários submarinos existentes nos demais municípios da Baixada Santista.

Ainda pontuou que, em Santos, há questões geográficas a serem consideradas, notadamente o fato de praias estarem inseridas em uma baía, com conexão direta com o canal do porto e municípios vizinhos, dos quais sofrem influência direta, principalmente no que se refere às ligações irregulares e/ou clandestinas nestas cidades.

A administração ainda ressaltou que as ações voltadas ao saneamento básico, condição fundamental para a balneabilidade das praias, são também uma prerrogativa da Sabesp, por meio de contrato com o município.

A prefeitura destacou ainda que possui ações e projetos sobre resíduos sólidos urbanos nas praias, como o Programa Detecta, Beco Limpo, Ecofábricas, Programa de Identificação das Fontes de Resíduos marinhos, além de barreiras com plantas aquáticas instaladas nos canais.

Durante o verão, a Semam, em parceria com demais órgãos da Prefeitura, intensifica as ações de fiscalização e educação ambiental na faixa de areia e nos parques, Aquário, Orquidário e Jardim Botânico Chico Mendes.

O g1 entrou em contato com a Prefeitura de São Vicente, mas não teve um retorno até a última atualização da reportagem

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

santos,-sp,-abre-inscricoes-para-180-vagas-em-modalidades-esportivas

G1 Santos

Santos, SP, abre inscrições para 180 vagas em modalidades esportivas

Atividades serão realizadas na Arena Santos, no bairro Vila Mathias, e são abertas para jovens, adultos e idosos. Estão disponíveis os cursos de alongamento, condicionamento físico, ginástica localizada, judô, caratê e jazz. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, está com mais de 180 vagas para diversas modalidades esportivas para jovens, adultos e idosos. As atividades serão realizadas na Arena Santos, no bairro […]

today9 de junho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%