Gabriel B-boy pratica o esporte há 20 anos e será o único atleta do litoral paulista em busca do título no continente europeu
Um representante de Guarujá estará na Holanda em busca do título do The Notorious Ibe, um dos mais conceituados campeonatos de breaking do mundo. Gabriel Oliveira do Monte, conhecido como Gabriel B-boy, de 34 anos, é quem vai em busca do troféu na Europa. O campeonato começa nesta sexta-feira (12) e vai até domingo (14).
Gabriel é de Guarujá e atualmente mora no bairro do Morrinhos. Ele pratica o breaking há 20 anos e vem participando de diversas competições. Hoje, B-boy lidera o ranking da Federação de Breaking do Estado de São Paulo (FBSP).
Para alcançar o topo do ranking estadual, o guarujaense obteve algumas conquistas importantes. Entre elas, estão o bicampeonato sul-americano, em 2018, e o vice-campeonato no mundial Cannes France, em 2019. Agora, Gabriel deseja conquistar o título na Holanda. “Minha expectativa é que eu possa representar bem meu País e que consiga trazer o primeiro lugar para meu município”, afirmou.
Breaking
Em 2018, o Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu o breaking como modalidade nos Jogos Olímpicos da Juventude do mesmo ano, em Buenos Aires, ingressando nos “esportes olímpicos” pela primeira vez. Após o sucesso no evento, foi escolhido para figurar no programa de competições das Olimpíadas de Paris 2024. O intuito é atrair mais jovens, assim como fez com o surfe e skate, que também viraram modalidades olímpicas.
Tamanho crescimento reflete no nível atual dos atletas e do maior desafio de vencer novas competições. Na Holanda, Gabriel terá a missão de superar outros 74 praticantes da modalidade do mundo inteiro, como Estados Unidos, França, Bélgica, Dinamarca e China, entre outros. A competição é aberta aos competidores com relevância na cena nacional de seus respectivos países, podendo assim representá-los. “Sei que será uma tarefa difícil, porém acredito que venho me preparando muito ao longo dos anos para ter condições de alcançar o primeiro lugar nessa competição”, finalizou Gabriel B-boy.
Publicar comentários (0)